BELO HORIZONTE (02/03/09) – O Governo de Minas, a promotoria pública e as lan houses promovem uma aliança inédita no Brasil para acelerar a inclusão digital, gerar empregabilidade e fomentar o empreendedorismo. Neste sábado (7), das 9 às 17h, milhares de cidadãos mineiros vão ter a oportunidade de ter o seu Batismo Digital com o objetivo de abrir mais oportunidades no mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo. A iniciativa inédita é resultado de uma aliança entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Ministério Público e as lan houses e vai envolver 58 Centros Vocacionais Tecnológicos, 457 Telecentros e cerca de 560 lan houses da capital e interior de Minas Gerais.
Para marcar a importância e relevância do evento, uma tenda armada na praça da Liberdade, em frente ao Palácio dos Despachos, na capital mineira, vai disponibilizar 50 computadores e 100 agentes treinados para que os interessados em ingressar no mundo da informação digital sejam “batizados”. A agenda do evento, inteiramente gratuita, traz uma série de oficinas realizadas simultaneamente ao batismo. Os temas abordados serão: Internet Segura; Programas de Inclusão Digital do Governo de Minas; Utilização da Web 2.0 para a promoção de Negócios e Inovação; além do papel das Lan houses na inclusão social.
O secretário da Sectes, Alberto Duque Portugal, explica que o Batismo Digital representa um esforço conjunto do Governo e iniciativa privada para estimular as pessoas a utilizar a internet, que se tornou uma ferramenta imprescindível na economia do conhecimento. “Nosso objetivo”,ressalta o secretário, “é fomentar a articulação de um processo de valorização social, econômica e política, por meio da inclusão digital. O Batismo Digital é mais uma iniciativa nesta direção”.
Destinado a escolas municipais, público da terceira idade, pais de família, jovens e demais interessados, o batismo terá duas modalidades: 1.0, oferecendo noções básicas de uso do PC para navegantes de primeira viagem, que nunca tiveram contato com a internet; e 2.0 para aqueles que já conhecem a Web, navegam com facilidade, mas não têm tanta intimidade com as suas ferramentas e potencialidades.
Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já realizam o evento desde 2005, por meio de uma parceria entre Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), dentro da programação do Mês da Inclusão Digital, em março.
O Governo de Minas fez uma opção clara e estratégica pela ciência, tecnologia e inovação que se reflete, entre outros, no Programa de Inclusão Digital mineiro, o maior do Brasil, e no Programa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados – TeiaMG -, no âmbito do qual está sendo realizado o Projeto Batismo Digital.
TeiaMG
Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TeiaMG) é o Programa da Sectes que visa fomentar a utilização das ferramentas da Web para impulsionar negócios, estimular o empreendedorismo e promover a inovação. O Batismo Digital oferecerá o cadastro de agentes para realizar treinamento virtual em novas tecnologias da informação e comunicação, por meio da internet. Esses agentes atuarão na articulação e fomento do empreendedorismo, identificando oportunidades de desenvolvimento de negócios e gerando empregabilidade.
O foco do TeiaMG são empresas, autarquias, órgãos públicos, instituições de ensino, sindicatos e associações. O projeto abrange todos os municípios mineiros e é mais um parceiro na promoção do Batismo Digital. Segundo a coordenadora do projeto em Belo Horizonte, Paula Cardoso, a inclusão digital “só tem sentido na medida em que signifique um atalho para a economia da sociedade do conhecimento”.
Lan Houses
O presidente da Associação das Lan Houses de Minas Gerais (Almig), André Rubens Simões, o evento é importante para ressaltar a imagem positiva do segmento junto à sociedade e o papel fundamental das lans na inclusão digital e social. “Cerca de 50% dos acessos à internet no Brasil são realizados pelas lan houses. É importante mudar a percepção de que esses ambientes seriam locais inseguros e usados para a prática de crimes”.
São mais de 10 mil lan houses em Minas. Por enquanto, cerca de 200 na capital e 360 no interior já se comprometeram a oferecer a sua estrutura para realizar o batismo gratuitamente no dia do evento.
Navegação Segura
Outro foco do Batismo Digital em Minas Gerais é conscientizar a população sobre os riscos da navegação na internet. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Combate a Crimes Cibernéticos, vai oferecer palestras educativas voltadas aos pais de jovens internautas sobre os cuidados a serem tomados para evitar crimes virtuais. O conteúdo envolve a navegação em redes de relacionamento (Orkut, Facebook, Myspace, Peabirus, Via6), salas de bate-papo, envio de mensagens por e-mail e comércio eletrônico.
Segundo a promotora de Justiça e coordenadora da Promotoria de Combate a Crimes Cibernéticos, Vanessa Fusco, o Batismo Digital é uma oportunidade de aproximar as pessoas do ciberespaço, fazendo com que saibam aproveitar as ferramentas colocadas à disposição de todos, por meio da Internet, e, sobretudo, aprendendo a navegar com segurança.
Serviço
Batismo Digital em Minas Gerais
Dia: 7 de março de 2009
Local: Praça da Liberdade (em frente ao Palácio dos Despachos), Belo Horizonte – MG.
Horário: 9h às 17h
Mais informações: (31) 3247-2073 – (31) 4063-9603
Batismo Digital 1.0
– Iniciação ao analfabeto digital completo.
– Introdução elementar ao manuseio do computador, focado no público de todas as idades que nunca tiveram contato com um. Sendo de especial interesse o público da terceira idade e a criança.
– Introdução à nomenclatura das partes externas, manuseio do mouse, utilização do teclado para acentuação e sinais especiais (@, &, Alt gr e Afins).
– Navegação Básica, endereços eletrônicos (www, @) buscas simples, sites de relacionamentos e comunicadores instantâneos.
– Tempo estimado total da iniciação, 10 minutos + 5 minutos de uso assistido. (4 pessoas por hora)
– Podendo ser reduzido para 7+3 de acordo com o fluxo e demanda. (6 pessoas por hora)
Batismo Digital 2.0
– Desenvolvendo uma navegação aprimorada.
– Conduzir o usuário médio, minimamente iniciado, a uma navegação que potencialize sua experiência com a web em três pilares.
– E-Gov – Introdução a sites que prestam serviços governamentais de interesse público, incluindo Detran, SSP, TJ, e tantos outros quanto possíveis ou desejáveis.
– E-Learning – Introdução a sites que contenham conteúdo de formação e educação a distância, eminentemente gratuitos, incluindo comunidades para formação para concursos públicos e cursos profissionalizantes on line, incluindo os gratuitos da FGV e outros da rede pública de Minas, de interesse para divulgação.
– E-Commerce – Desmistificando o universo de comércio eletrônico, noções de cuidados básicos, dicas e macetes.
Oficinas
– Oficina Telecentros e CVt’s: cursos e opções que os telecentros oferecem a comunidade e onde estão localizados.
– Oficina Internet Segura: ensinando principalmente aos adultos como proteger seus filhos de crimes digitais.
– Oficina Teia MG: apresentação do projeto Teia do Governo do Estado de Minas Gerais e cadastro de agentes Teia. (www.teia.mg.gov.br )
– Oficina Lan Houses: desmistificando a imagem do negócio e promovendo a segurança da navegação em lan houses.