O secretário ainda destacou que a eficácia da administração depende de quanto esteja afiado o gestor e sua equipe. “É necessário criar condições para o planejamento urbano e melhoria da gestão municipal, e a secretaria vem desenvolvendo um trabalho de assistência técnica desde 2008 e agora iremos estender essa assistência aos demais municípios de Minas”, completou.
Através da rede de capacitação técnica e administrativa, a Sedru e a CEF irão orientar os dirigentes municipais para várias ações, projetos e políticas públicas, ampliando ao máximo a dinâmica de elaboração de recursos da grandeza do PAC (federal) e dos Projetos Estruturadores (estadual) que cobrem os principais setores da sociedade, tais como Saúde, Habitação, desenvolvimento econômico e outros.
A gerente de Apoio ao Desenvolvimento Urbano de Belo Horizonte, Soiara Suzinex Xavier, reafirmou a necessidade de capacitar o município. “O fortalecimento da gestão pública municipal passa pelo viés técnico”, completou, ao assinar o protocolo.
Os cursos terão início em abril e serão realizados nas sedes das Associações Microrregionais que se encarregarão da logística e da convocação dos municípios.