BELO HORIZONTE (05/03/09) – Com o tema Música a gente enxerga com o coração, a Associação de Cegos Louis Braille (ACLB) e os Lions Clubes realizam, no próximo dia 26 de março, às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, o show beneficente Concerto Caipira e Outras Músicas, com a Orquestra Mineira de Violas, em única apresentação. O evento promete ser inesquecível, pois alia cultura à solidariedade, responsabilidade social e cidadania. Os ingressos custam R$ 30,00. Mais informações pelo telefone (31)3273-5858.
O show faz parte das comemorações dos 75 anos da ACLB. Em 2009, também se comemoram os 200 anos de nascimento de Louis Braille, o criador do sistema braille (leitura para cegos). A entidade realiza relevantes serviços, como a manutenção do Lar das Cegas, a primeira obra da ACLB, que acolhe como residentes várias mulheres carentes, algumas por mais de 50 anos.
Para o presidente da entidade, Márcio Penido, “a ACLB luta permanentemente contra a improdutividade e o parasitismo, gerados pelo asilamento e a segregação que distanciam o deficiente visual da vida social”.
Dentre as muitas atividades desenvolvidas pela ACLB, além do Lar das Cegas, destacam-se os encaminhamentos para cursos profissionalizantes e colocação no mercado de trabalho; Mobral para cegos (pioneiro no Brasil); biblioteca em braille e em áudio; doações para pessoas carentes de regletes, bengalas, óculos e próteses; oficina protegida de trabalho para cegos e portadores de visão subnormal; programas de reabilitação e prevenção da cegueira; dentre outras.
Contudo, como explica Penido, apesar de todo o trabalho realizado, a ACLB sabe que ainda há um longo caminho a percorrer, já que, “por motivos alheios à sua vontade e disposição, alguns dos serviços estão descontinuados”. Um exemplo dessa carência de apoio é o projeto de reformas na casa, a fim de melhorar a qualidade de vida das internas, que se encontra paralisado por falta de recursos.
Arte e solidariedade
Sensibilizados diante desse quadro, a Orquestra Mineira de Violas e os Lions Clubes se engajaram, em parceria com a ACLB, neste projeto que emoldura a solidariedade com melodias que tocam a todos. Assim surgiu, como lembra Penido, “a feliz idéia de promover o show beneficente Concerto Caipira e Outras Músicas”.
O objetivo desse evento é levantar recursos para o Lar das Cegas, casa mantida pela ACLB, enquanto premia e brinda o público com música caipira de excelente qualidade.
Música Sertaneja de Raiz
Desde 1998, a Orquestra Mineira de Violas tem papel fundamental no resgate e na divulgação da música sertaneja de raiz. No trabalho desenvolvido pela Orquestra, a viola caipira é o principal instrumento. Em seu repertório, a Orquestra procura demonstrar com virtuosidade as inúmeras possibilidades da viola, interpretando canções de domínio público e de compositores consagrados como Tonico e Tinoco, Francisco Ribeiro, Teddy Vieira, João Pacífico, Renato Teixeira, Tião Carreiro e Almir Sater.
Em sua atual formação, a Orquestra Mineira de Violas traça novos horizontes para a viola caipira. A Orquestra tem incluído canções que ultrapassam o universo do instrumento, interpretando, além das músicas sertanejas de raiz, várias outras possibilidades da viola caipira. O grupo tem se apresentado em vários teatros e praças da cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais. A Orquestra Mineira de Violas tem nove integrantes, sendo oito violeiros e um contrabaixista. Cada integrante possui uma história na descoberta da música caipira.
Fonte: Agência Minas