De acordo com a secretária Érica Drumond, a gestão do turismo em Minas Gerais é feita de maneira descentralizada e a Fecitur representa todas as associações de Circuitos Turísticos do Estado, por isto precisa estar capacitada e estruturada para melhor gerência dos programas e projetos do desenvolvimento do setor. “A continuidade da política pública que executamos hoje será perpetuada pela Fecitur, que é a instituição que dará continuidade, nos próximos anos, à política de regionalização do turismo em Minas Gerais”, afirmou Drumond.
Para este convênio, estão previstos recursos da ordem de R$ 650 mil para a estruturação da sede da federação (aquisição de imobiliário e equipamentos de informática); sensibilização de gestores públicos municipais, pesquisas de fluxo e a produção de material informativo da política pública do Estado de Minas Gerais.
Salão Mineiro – foco na comercialização
Também no encontro, a secretaria apresentou a formatação da segunda edição do Salão Mineiro de Turismo, a ser realizado nos dias 3 e 4 de abril de 2009, no Minascentro, em Belo Horizonte. Segundo a secretária, o Salão Mineiro será uma grande vitrine de promoção do Estado, oportunidade de comercialização de produtos, de troca de conhecimento, de capacitação de gestores públicos e empresários e de divulgação dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas Gerais.
“Nossa meta é levar 10 mil belo-horizontinos ao evento e motivá-los a viajar por Minas Gerais. Estaremos na feira com nossos melhores produtos apresentados em segmentos e divididos em regiões mineiras – o que favorecerá a promoção e incentivará a oferta de produtos diversificados”, disse Drumond.
Para o Salão Mineiro é esperada a participação de 50 operadores do turismo nacional e 15 jornalistas especializados no segmento nacional e internacional. Em sua segunda edição, o salão será dividido nos seguintes módulos: Armazém Minas Gerais, Espaço dos Destinos Turísticos, Manifestações Culturais, Espaço de Comercialização, Espaço do Conhecimento, Clínica Tecnológica e Linhas de Financiamento.
Encontro dos gestores
O encontro de gestores e presidentes das Associações de Circuitos Turísticos Mineiros é organizado pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo. Com a participação de 42 Associações de todas as regiões de Minas Gerais, o encontro teve início nesta quarta-feira (4) em Monte Verde, no Sul do Estado, e termina na sexta-feira (6), em Belo Horizonte, com palestra do secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Airton Pereira.
Transferência de veículos pode ser feita digitalmente em Minas Gerais; saiba como fazer
Uma medida anunciada ontem pelo Governo de Minas e disponível a partir...