Entre 2025 e 2026, Minas Gerais será palco de um dos projetos mais inovadores do país: o PlayMinas, iniciativa do Governo do Estado que integra esporte, educação, tecnologia, cultura e empreendedorismo por meio do universo dos jogos digitais. O lançamento oficial aconteceu nessa sexta-feira (27), em Belo Horizonte.

Com foco no público jovem, o PlayMinas propõe uma abordagem moderna de engajamento com o Estado, por meio da gamificação e da valorização dos games como ferramentas de transformação social. O projeto também visa estimular a inclusão digital, a economia criativa e a capacitação de novos talentos em áreas tecnológicas e culturais.
“Temos diversas políticas públicas voltadas para os jovens, como o bem-sucedido Trilhas de Futuro. Investimos neles porque estamos pensando no futuro que queremos para Minas Gerais”, destacou o governador em exercício, Mateus Simões.
O PlayMinas será dividido em 11 etapas e promoverá ações presenciais e digitais voltadas a estudantes, educadores, empreendedores, profissionais da indústria criativa e tecnológica, além de entusiastas da cultura gamer. Sete dessas etapas terão caráter lúdico, com atividades como realidade virtual, robótica, hackathons, campeonatos amadores de e-Sports e concursos culturais.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou que o projeto representa uma nova forma de diálogo com a juventude: “Com o PlayMinas, o Governo de Minas aposta no talento dos nossos jovens para construir um futuro mais justo, conectado e transformador”.
Além de Belo Horizonte, o projeto passará por outras oito cidades mineiras: Pedro Leopoldo, Barbacena, Betim, São Gotardo, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e São João del-Rei. Em paralelo, será realizado o PlayMinas Intergame Summit, o primeiro congresso científico do setor gamer no Brasil, além de dois concursos culturais voltados para o público jovem.
“A proposta é descentralizada e híbrida, pensada para alcançar diferentes perfis de estudantes e expandir os horizontes do conhecimento por meio da tecnologia”, explicou a secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega.
Feira Game Fest Minas encerra o projeto com grande festival gamer
A última etapa do PlayMinas será marcada pela Game Fest Minas, a primeira feira gamer do estado, programada para acontecer em abril de 2026, no Expominas, em Belo Horizonte. A expectativa é reunir 80 mil pessoas, sendo 20 mil estudantes da rede pública com acesso gratuito ao evento.
O festival contará com competições profissionais e amadoras de e-Sports, concursos de cosplay, games retrô, experiências com robótica, hackathon, palestras, workshops, cabine de dublagem e uma inédita oportunidade de investimento para desenvolvedores independentes.
“O mercado de games no Brasil deve ultrapassar os US$ 3 bilhões este ano, colaborando cada vez mais com ações de educação, saúde e inclusão. A Codemge acredita nesse potencial e investe nesse projeto inovador que é o PlayMinas”, afirmou Diogo Prosdocimi, diretor da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
O presidente do Instituto Novare, Elton Silva Gomes, que executa o projeto, reforçou a visão transformadora da iniciativa: “O PlayMinas mostra que os games não são apenas entretenimento, mas também instrumentos de aprendizagem, expressão cultural e geração de oportunidades”.
O PlayMinas é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Codemge, com execução do Instituto Novare.