A Cemig investiu R$ 850 mil correspondentes na aquisição dos carros, treinamento de equipe, e estruturação de postos de abastecimento nas unidades da empresa. Inicialmente, a parceria terá vigência de 20 meses, período em que a Cemig fará a utilização dos veículos em seus trabalhos, a fim de estudar as potencialidades e possibilidades de melhorias.
Segundo o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, André Martins Carvalho, “o veículo, por utilizar energia elétrica renovável, é uma solução ambientalmente sustentável para o trânsito urbano e um ótimo cliente para as distribuidoras de energia elétrica, pela possibilidade de recarga durante a madrugada, período em que há maior disponibilidade do sistema elétrico”.
A longo prazo, o projeto do veículo elétrico poderá gerar novos negócios para a Cemig por meio da nacionalização de componentes e de inovações tecnológicas, além de direitos de propriedade intelectual como novas patentes, modelos de utilidade e desenho industrial.
O veículo
Os veículos elétricos são silenciosos e não emitem poluentes. A energia utilizada tem custo inferior a do combustível fóssil tradicionalmente utilizado no transporte veicular. O motor elétrico demanda menos manutenção é mais econômico e possui maior rendimento em relação ao motor a combustão interna.
A frota da Cemig vai utilizar veículos montados na plataforma mecânica do Palio Weekend, escolhido pela versatilidade e espaço interno e por sua capacidade de atender às necessidades de transporte na Cemig em pequenos trajetos na área urbana de Belo Horizonte. As suspensões foram recalibradas em função da nova distribuição de massa e da alteração do centro de gravidade do veículo, depois que foram retirados o motor mecânico convencional, o tanque de combustível e o sistema de escapamento. Os sistemas de direção, freio e comandos periféricos foram mantidos.
O conjunto de energia e tração é constituído pela bateria, que pesa 165 kg e fica localizada no porta-malas e na parte dianteira, e pelo motor de indução trifásico de 15 kW, que pesa 41,5 kg e é refrigerado a água, sendo acoplado diretamente ao eixo de rodas, o que aumenta ainda mais seu rendimento. O veículo foi homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).