Segundo Flávio Ribeiro Campos, gerente do Núcleo Regional de Passos, unidade da Hemominas, o esperado é que, neste ano, tenha um maior número de participantes. “No primeiro treinamento, em 2007, tivemos a participação de várias pessoas da região e, para este ano, esperamos um número ainda maior de participantes; já que estamos estudando uma parceria com coordenadores do Programa Saúde da Família (PSF)”, diz.
De acordo com Flávio, a parceria será importante, já que os representantes do programa acompanham de perto a situação de cada família e sabem quais são as pessoas que necessitam de sangue. “A intenção de fazer a parceria é, futuramente, verificar a eficácia desta ação e controlar a proveniência de cada doador. Cada cidade seria representada por uma cor e o voluntário seria identificado no momento da doação”, completa.
A importância do captador será bastante enfatizada durante o treinamento, tendo em vista que a Hemominas tem encontrado dificuldades para conscientizar os hospitais da região sobre a necessidade de capacitar seus funcionários para a captação. “Às vezes, o hospital não se interessa em enviar seus funcionários para se capacitarem e este é um fator preocupante, já que o captador é o elo fundamental entre a Hemominas e as pessoas que precisam de sangue. Sem o captador, não tem doação”, afirma o gerente da unidade.
Durante o treinamento serão abordados temas tais como: Fatores facilitadores e dificultadores na Captação; Triagem Clínica, Enfermagem – Conscientização sobre a doação de sangue e plaquetas; A importância da Prova Cruzada e da Imunohematologia; Medula Óssea, além de Captação Hospitalar. Haverá também a apresentação do trabalho da equipe de captadores de São Sebastião do Paraíso.
Mais informações: (31) 3280-7440 / 3280-7455 e Núcleo Regional de Passos: (35) 3522-1202.