Foi na manhã desta segunda-feira, dia cinco, através de uma denúncia anônima sobre venda ilegal, que a Polícia Militar de Meio Ambiente, PMMA, de Belo Horizonte, apreendeu um agente da zoonoses da Prefeitura.
A polícia apreendeu mais de 50 animais da fauna exótica e silvestre, que estavam dentro de uma casa na Rua Engenho Novo, no Bairro Pompéia, Região Leste da capital.
Segundo a PM, o dono da casa de 31 anos negou o envolvimento com os animais, e disse que eles pertencem a um primo que é biólogo, que foi para Portugal e deixou os animais com ele.
A denúncia anônima foi feita pelo telefone 181, a qual informou a presença de animais silvestres em cativeiro no imóvel. Os militares apuraram os fatos e apreenderam 30 cobras, seis sapos, um cágado, três tartarugas tigre d’água, cinco iguanas, três lagartos e uma coruja.
Segundo o subtenente Aníbal Paulino, os animais estavam em viveiros e aquários. “Eles estavam bem armazenados, não tinha situação de maus tratos”, explica.
Ainda de acordo com o militar, o agente de zoonoses nega que os animais estivessem na casa para venda, embora a denúncia afirme que eles eram vendidos.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Especializada de Meio Ambiente de BH e o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, para se apresentar à Justiça posteriormente. Os animais foram encaminhados para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Ibama, na capital.
Com EM