O Curso de Multiplicadores vai contar com a presença de aproximadamente 30 pessoas, que já são multiplicadoras, e com a apresentação de cerca de cinco trabalhos que já estão sendo desenvolvidos e que são exemplos de sucesso. O curso é realizado todo mês pela Hemominas. As pessoas interessadas em participar da formação, podem entrar em contato com o setor de captação de doadores pelo email hbh.captacao@hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3248-4515.
Informações multiplicadas
Multiplicar informações sobre a doação de sangue e o cadastro de candidatos à doação de medula óssea sempre foi um dos focos da Hemominas. Desdobrar esse trabalho para fora das dependências da instituição é mais um grande objetivo da fundação. “O Curso de Multiplicadores busca exatamente isto. Busca incentivar qualquer pessoa interessada a divulgar os serviços da instituição e a realizar ações concretas junto a comunidades, empresas, igrejas, hospitais, entre outros”, explica Márcia Renata Braga.
Ainda há quem pense que esse tipo de conscientização é realizada apenas por profissionais que trabalham em bancos de sangue. No entanto, pessoas preparadas e dispostas a captar mais doadores é o que não falta. Doadora de sangue há mais de 12 anos, Maria da Piedade Fonseca só foi conhecer o trabalho dos multiplicadores em 2007, quando foi fazer o cadastro de medula óssea em solidariedade ao presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que na época estava com leucemia. “Eu acompanhei a doença dele e me sensibilizei com essa outra causa. Por isso, no final de 2007, fui fazer o curso. Hoje, eu amo esse trabalho”, relata.
Maria da Piedade demonstra entusiasmo para apresentar a sua experiência no curso de sábado. “Vou apresentar porque tenho muito amor à causa. Espero passar muita esperança e mostrar que podemos nos unir e acreditar nesse trabalho”, comemora. A multiplicadora conta que já promoveu várias campanhas para divulgar o cadastro de medula. No futuro, ela pretende fazer um trabalho voltado para a doação de sangue. Atualmente, Maria da Piedade faz parte da comissão municipal de medula óssea “Amigos da CUT”.
Criado no início da década de 1990, o Programa de Multiplicadores deu certo. Prova disso é que de 2004 até março de 2009, mais de 4 mil pessoas foram treinadas. Até 2003, a Hemominas não cadastrava o número de participantes do curso, por isso, não existem dados mais antigos.