O superintendente regional do Trabalho do MTE, Alysson Alves, explicou que a descentralização deste serviço, antes oferecido só pela Superintendência Regional do Trabalho, vai facilitar o acesso do trabalhador ao documento, essencial à inserção no mercado de trabalho. “Hoje são distribuídas 300 senhas na Superintendência do Trabalho por dia, a partir da expansão deste serviço, nossa meta é oferecer mil senhas diárias nos nove postos da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.
De acordo com o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Fernando Sette, a expectativa em relação à ação inédita em Minas é grande. “A partir da segunda quinzena de abril, quando o novo Posto do Sine Praça Sete passa a funcionar na rua Curitiba, 832, no Centro, as pessoas terão uma nova opção para tirar a carteira de trabalho. O serviço será expandido para os postos da RMBH e posteriormente para todo Estado, isso vai facilitar o acesso e a locomoção de vários trabalhadores”.
Sine
O Sine presta serviços gratuitos que visam melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, são 108 postos de atendimento, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.