
Atualmente, cerca de 67% das empresas que participam do sistema de cotação eletrônica de preços (Cotep) e 58% daquelas que participam de pregão eletrônico do Executivo mineiro podem ser classificadas como micro ou pequeno empreendimento. De acordo com a diretora da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Moema Albernaz Parreiras, “o objetivo é mostrar a esses segmentos o que o governo compra e desmistificar muitos aspectos, procurando mostrar que o processo é ágil e existe um importante mercado para as micro e pequenas empresas em todo o Estado”, explicou Moema Albernaz.
No ano passado, por meio do projeto estruturador Descomplicar, foram realizados seminários regionais em Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Governador Valadares e Unaí, explicando o sistema de compras do governo do Estado. Neste ano, o trabalho é no sentido de capacitar algumas das regionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, para orientar os empreendedores mineiros.
Para contratar com os órgãos e entidades estaduais, as empresas precisam estar credenciadas. Das 25 regionais da Seplag, apenas seis (Uberlândia, Montes Claros, Divinópolis, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pouso Alegre) podem fazer o credenciamento. A meta é, em 2009, aumentar esse número para treze.
A proposta de descentralização da Seplag, segundo Moema Albernaz, é uma forma de beneficiar o desenvolvimento local. Hospitais e escolas podem comprar, regionalmente, em melhores condições, tanto produtos quanto serviços, fortalecendo, portanto a economia regional ou local.
O seminário será dividido em oficinas de capacitação, encontro de oportunidades e painéis temáticos. Nas oficinas ocorrerão apresentação e simulação de pregões eletrônicos, por pregoeiros governamentais, dando aos participantes a oportunidade de conhecer a ferramenta e requisitos técnicos necessários para uma boa participação em pregões eletrônicos. Os painéis terão a participação de gestores públicos que apresentarão a logística, procedimentos de contratação e requisitos exigidos para micro e pequenas empresas potenciais fornecedoras. Nos encontros de oportunidades, serão apresentados produtos e linhas de crédito específicos para empresários e Prefeituras Municipais.
Os empresários que quiserem participar do Fomenta Minas deverão fazer a inscrição prévia. Para participar dos Encontros de Oportunidades, o interessado deverá preencher um formulário com dados da empresa que comporão o Catálogo de Oportunidades, um importante instrumento de consulta para as grandes instituições e empresas compradoras. A ficha poderá ser obtida por meio do banner do evento no sitio www.planejamento.mg.gov.br , e encaminhada para o e-mail rodada@sebraemg.com.br ou pelo fax (31) 3379-9343. A taxa de inscrição é de R$ 60.
Para as demais atividades, a inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira na Central de Relacionamento do Sebrae, pelo 0800-570-0800. No sábado (11/04) e domingo (12/04) haverá equipe de plantão. Ao se inscrever para as palestras, o empresário deverá informar, entre outros, o endereço e o ramo de atividade.
Serviço:
Seminário Fomenta Minas
Data: 13 e 14 de abril (segunda e terça-feira)
Local: Centro de Convenções da UFOP
Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar- Ouro Preto