Um grupo de manifestantes fechou completamente a BR-040 na manhã desta quarta-feira (18) no Ceasa em Contagem. Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta que o fluxo de veículos está impedido nos dois sentidos em torno do KM 526.
Os manifestantes são moradores da ocupação William Rosa, eles queimaram pneus reivindicando a construção de 400 apartamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida, que já havia sido acordado através do Movimento Luta Popular.
De acordo com o Portal O Tempo, 400 famílias moram atualmente em um terreno, no Bairro Laguna, em Contagem e vivem diante do risco de ter os bens tomadas por um alagamento e até mesmo incêndio.
Informaram ainda que, os moradores da região do Arvoredo II também apoiam o ato e pedem por melhores condições de moradia.
A Ocupação William Rosa completou em outubro dois anos de existência, e durante esse período vem negociando com os governos federal, estadual e municipal uma saída para o conflito, que aponte uma solução para a falta de moradia para as famílias.
Os habitantes do Arvoredo II, região de Contagem que se estabeleceu também através de uma ocupação urbana se somam à luta da William Rosa pois recentemente receberam uma ordem de despejo por parte da prefeitura. O bairro está estruturado há vários anos e agora a prefeitura de Contagem os ameaça colocar na rua.
Um acidente também contribuiu para a lentidão da rodovia, no KM 513 em Ribeirão das Neves.
Por Maíra Almeida com O Tempo