As chuvas ininterruptas dos últimos dias aumentou o fluxo de água do Rio Cipó, fazendo-o transbordar na última quinta-feira (21). Várias casas ficaram submersas com a enchente, que subiu cerca de dez metros no distrito de Cristal, município de Santana de Pirapama/MG.
O Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas foi chamado para auxiliar no resgate das pessoas que foram atingidas pela cheia. Na operação foi realizado um mapeamento para saber a localização das vítimas e quais são as área de risco. A aeronave do Batalhão de Operações Aéreas também ajudou nas buscas.
Nenhuma pessoa foi dada como desaparecida, no entanto, quatro famílias ficaram desalojadas e pelo menos dez famílias ficaram isoladas por causa das estradas interditadas pelo rio. Segundo os bombeiros, a estiagem do final de semana baixou o nível de água e algumas famílias já conseguiram voltar para casa.
O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas que moram nas margens de rios e próximo a encostas devem sair de casa em caso de cheias ou chuvas anormais. “Procurar manter a calma e acima de tudo, se possível evacuar o local, retirando as pessoas que ainda estão correndo risco, e alarmar os vizinhos em caso de súbita elevação das águas”, alertam.
Por Tatiane Guimarães