Mais da metade dos lojistas de Minas Gerais viram as vendas aumentar no Dia das Crianças. Em pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), 67% dos empresários afirmaram ter comercializado mais produtos na comparação com a mesma data no ano anterior. Nesse grupo, o incremento médio observado foi de 27%. O tíquete médio no Estado, segundo o relatório, ficou em R$ 250.
Em contrapartida, 27% dos comerciantes entrevistados relataram queda na comercialização, que foi em torno de 25% frente a 2015. Analista de economia da FCDL-MG, Vinícius Carlos explica que as regiões com menor renda per capita foram as que tiveram o pior desempenho, com as vendas variando entre R$ 50 e R$ 100. O levantamento foi feito entre empresários dos ramos de brinquedos, vestuário, eletrônicos e gêneros alimentícios. A data foi indiferente para 6%.
Para estimular os consumidores a deixarem de lado o comportamento mais contido e irem às compras, os lojistas investiram em ações diversas, como promoções, extensão do prazo de pagamento em várias parcelas, brindes e muita divulgação. Os estabelecimentos situados em shopping centers e grandes centros comerciais ainda contaram com os quesitos segurança e aumento do fluxo no feriado como vantagem para potencializar o comércio.
“O lojista está bem ciente do que está acontecendo e buscando melhores ferramentas para mitigar esses efeitos (da crise), como promoções e dilatação dos prazos, o que é muito importante neste momento, porque o consumidor está com a renda bastante comprometida. Com essa ampliação do prazo, o lojista pode evitar, muitas vezes, a perda de uma venda”, avalia Vinícius Carlos.
Da Redação com Diário do Comércio