A próxima edição será no dia 23 de junho, com os poetas Francesco Napoli e Regine Limaverde, em homenagem aos autores Marcelo Dolabela e Artur Eduardo Benevides. O Grupo Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte há 19 anos comemora o Bloomsday, dia internacional do escritor James Joyce. O Bloomsday é uma data festiva que o mundo inteiro celebra dedicada a esse autor que abriu novos caminhos para a literatura.
Grupo Officina Multimédia
Vinculado à Fundação de Educação Artística, o Grupo Oficcina Multimédia foi criado, em 1977, pelo compositor argentino Rufo Herrera no Curso de Arte Integrada do IX Festival de Inverno da UFMG. Desde 1983, sob direção de Ione de Medeiros, o Grupo mantém permanente trabalho de corpo, voz, rítmica corporal, improvisação e pesquisa de material cênico, no processo de elaboração de seus espetáculos. O Grupo tem no seu currículo a marca de um constante vínculo com importantes eventos culturais nacionais e internacionais, nos quais se apresenta com diversos espetáculos. Como extensão destas atividades, foi criado o Curso de Teatro, um trabalho freqüente de preparação para os interessados nesta proposta.
James Joyce
James Augustine Aloysius Joyce nasceu em 1882, em Dublin, na Irlanda e faleceu em 1941, em Zurique, Suíça. Em 1902, seguiu para Paris para estudar medicina, mas abandonou o curso para dedicar-se ao ensino da língua inglesa e à literatura. Com a morte da mãe, Joyce volta para Dublin e começa a exercer a crítica literária. Em 1907, publica seu primeiro livro de poemas, Música de Câmara. A coletânea de contos Dublinenses sai em 1914, causando revolta nos círculos conservadores, por sua descrição sem sentimentalismo das pequenas e grandes misérias da vida na Irlanda. Seu primeiro romance, o autobiográfico Retrato do Artista Quando Jovem aparece em 1916. Mas Joyce só alcança fama internacional em 1922, com a publicação de Ulisses, citado habitualmente como um dos dois ou três maiores romances do século 20. Joyce trabalha por 17 anos em seu último livro, Finnegans Wake, de 1939, uma grande comédia escrita em linguagem toda própria.
Evento:
Terças Poéticas
Data:16 de junho (terça-feira) – 18h30
Local: Jardim Interno do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Entrada franca
Informações: (31)3236-7400