Menu

Emater promove em Curvelo Seminário Programa Minas Leite

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
O Programa Minas Leite, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), completou um ano de implantação na unidade regional de Curvelo. Desde setembro de 2007, mais de 155 pecuaristas familiares, em 28 municípios da região, foram diretamente beneficiados pela assistência dos extensionistas rurais nas atividades de pecuária leiteira. Com o objetivo de reforçar esse trabalho e mostrar os resultados, a Emater-MG promove, nesta sexta-feira (24), o 1º Seminário do Programa Minas Leite.

No encontro terão várias apresentações técnicas voltadas para a realidade das propriedades assistidas. Os temas abordados têm como objetivo enriquecer o conhecimento dos pecuaristas familiares, completando as informações já recebidas nas visitas de assistência técnica. Para falar sobre o Programa Minas Leite, estará presente o coordenador estadual de Bovinocultura de Leite da Emater-MG, Marcos Meokarem. Segundo ele, o evento é uma oportunidade de mostrar os resultados obtidos com a execução de ações simples e assim incentivar outros produtores para a adoção de práticas adequadas de manejo do rebanho. Também está prevista a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

Minas Gerais é o maior produtor nacional de leite e 79% do total de pecuaristas do Estado são da agricultura familiar. Assim, o trabalho da Emater-MG se torna fundamental no sentido de oferecer ao pequeno produtor o suporte necessário para aumentar a produtividade do rebanho e melhorar a qualidade do leite produzido. Só em 2007, foram produzidos mais de 450 milhões de litros de leite na região.

Segundo o coordenador técnico regional de Pecuária da Emater-MG em Curvelo, Paulo de Tarso Nammur, os problemas mais encontrados durante as visitas nas propriedades referem-se à falta de planejamento da atividade do produtor e à deficiência nutricional do gado. Para o correto manejo das pastagens, os técnicos orientam para que o produtor adote o sistema de piquetes, no qual os animais ficam em áreas comuns cercadas, usadas em rodízio para que o pasto utilizado se recupere nos intervalos. Quanto à alimentação do gado, há assistência para a utilização de cana-de-açúcar, uréia e ração concentrada no cocho, especialmente para a fêmea, já que sua saúde significa fertilidade e melhoramento do rebanho.

Em relação à gestão da propriedade, Nammur explica que há orientação para que o produtor tenha uma visão de futuro do trabalho que realiza. "Foi nessa área que houve mais melhorias com o Programa Minas Leite. Os produtores passaram a enxergar a fazenda como uma unidade produtora, sua capacidade como um negócio rentável. Por meio das orientações técnicas recebidas, o produtor se torna mais capacitado e passa a ter mais chances de competir no mercado", acrescenta o coordenador.

Além do Minas Leite, outra ação executada pela Emater-MG na área de pecuária leiteira é o Programa de Melhoria da Qualidade do Leite. Seu objetivo é adequar todos os produtores à Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, que dispõe sobre o controle higiênico e sanitário na cadeia produtiva do leite e seus derivados. Por intermédio do Minas Sem Fome, destaca-se também a entrega de tanques de resfriamento de leite às comunidades rurais. Em 2008, já foram entregues 64 tanques em diversas regiões do Estado, beneficiando centenas de famílias. Toda essa assistência aos pecuaristas leiteiros faz parte do trabalho prestado pela Emater-MG nas atividades de bovinocultura que, em 2008, atendeu 68 mil e 792 pessoas em todo o Estado.

Programação

1º Seminário do Programa Minas Leite – 24/10/08 (sexta-feira)
8h – Café da manhã e inscrições
9h – abertura
9h30 – Perspectivas e Cenário do Leite – Gilman Viana Rodrigues – secretário da Agricultura- MG
10h15 – Produção de leite com vacas mestiças
11h - Integração lavoura pecuária floresta (ILPF) e manejo de pastagens - José Alberto de Ávila Pires – Emater-MG - coordenador Técnico Estadual de Pecuária Bovina da Emater-MG
11h45 - Almoço
13h – Programa Minas Leite – Marcos Melo Meokarem – Emater-MG
13h45 - Qualidade do Leite – Paulo de Tarso Nammur - coordenador Técnico Regional de Pecuária
14h30 – Espaço do Patrocinador
15h15 – Encerramento


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos