Menu

Exposição na capital apresenta trajetória do papel jornal

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Brinquedo, cadeira, relógio, bolsa, obras de arte. Diferentes peças que têm em comum a matéria-prima: o jornal. Com o objetivo de buscar a reflexão para a sustentabilidade ambiental e em comemoração aos 200 anos da imprensa no Brasil, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) abre as portas para a exposição “Papel Jornal: da Impressão à Reciclagem”, em parceria com o Sebrae Minas, promoção do Jornal Estado de Minas e apoio da Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF). O lançamento acontece nesta terça-feira (21). A entrada é gratuita.

A exposição é dividida em duas partes. A primeira delas apresenta o processo de produção do jornal. Máquinas de impressão, linotipos, chapas e bobinas de papel constituem o acervo da mostra. Em seguida, os visitantes entram no mundo da reutilização e da reciclagem. “O jornal é o primeiro produto. Nas mãos dos leitores, começam as transformações. As páginas tornam-se matéria-prima para a fabricação de novos objetos com muita criatividade e inovação”, explica o coordenador-executivo do CMRR, José Osvaldo Lasmar. No total, estão em exposição mais de 50 peças.

Matérias já publicadas na imprensa apresentam iniciativas de escolas, comunidades e órgãos públicos na melhoria da qualidade ambiental. Outras informações também podem ser conferidas nos seis painéis gigantes, assinados pela publicitária Luciana Arantes. O objetivo é sensibilizar os visitantes para a prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. De acordo com dados do CMRR, uma tonelada de papel velho pode substituir de 2 a 4m³ de madeira, o que representa vida útil de15 a 30 árvores. Outro benefício da reciclagem é a redução do consumo de água e da energia elétrica. “Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado, são necessários dois mil litros de água, ao passo que, no processo tradicional, esse volume pode chegar a 100 mil litros”, ressalta Lasmar.

A exposição, que foi produzida pela Idear, fica no Centro Mineiro de Referência em Resíduos até o dia 21 de janeiro de 2009. Considerado um programa pioneiro no país, o CMRR é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Está localizado na rua Belém, 40, bairro Esplanada, e funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O agendamento de escolas deve ser feito pelo telefone (31) 3465.1226.


Serviço:
Exposição Papel Jornal: da Impressão à Reciclagem
Centro Mineiro de Referência em Resíduos - rua Belém, 40, Esplanada – Belo Horizonte
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Visitas orientadas de estudantes devem ser agendadas pelo telefone (31) 3465.1226

 

Da redação



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos