A região do Triângulo Mineiro, com 108 fazendas habilitadas, é a que tem o maior número de fazendas estaduais na lista. Em seguida aparecem a região do Alto Paranaíba, com 36 fazendas, e o Norte do Estado, com 33 propriedades. Completam a lista, o Vale do Mucuri (23), Noroeste de Minas (14), Vale do Jequitinhonha (10), Vale do Rio Doce (4), Zona da Mata (2), região Central (2).
Patos de Minas, no Alto Paranaíba, é o município em todo o país com o maior número de fazendas habilitadas pela UE. São 16 propriedades. Em seguida, está Carneirinho, no Triângulo Mineiro, com 13 fazendas.
“As outras regiões de Minas foram recém-liberadas pela União Européia para o fornecimento de carne bovina”, comenta o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. Segundo ele, as fazendas dessas regiões interessadas em vender para a UE agora terão que se adaptar às regras de rastreabilidade e passar por uma auditoria. “A exportação de carne pelos 287 municípios das regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste deve começar em curto prazo, porém com velocidade moderada”, comenta o secretário.
Outros Estados – Minas Gerais detém 47,7% das fazendas brasileiras habilitadas pela União Européia. Depois, aparece Goiás, com 94 propriedades. Em seguida estão Mato Grosso (80), Rio Grande do Sul (38), Espírito Santo (16), Paraná (14) e São Paulo (12).