Após o resultado do dia 7 de outubro, que deixou o governador Fernando Pimentel (PT) de fora do segundo turno das eleições, o governo de Minas desmarcou uma reunião que teria nesta segunda-feira (22) com o comitê de representantes do funcionalismo para tratar do 13º salário dos servidores. O Executivo não informou uma nova data para discutir o assunto.
Segundo anunciado no dia 2 de outubro pelo secretário de governo em exercício Francisco Eduardo Moreira, quando foi anunciada a escala de outubro, o comitê havia marcado reunião para esta segunda-feira, 22, para iniciar as conversas sobre o 13º. Na ocasião, Moreira disse que não existe hipótese de os servidores não terem as folhas de pagamento de novembro e dezembro quitadas e garantiu que o 13 será pago.
O 13º do ano passado foi pago em duas parcelas para os servidores da segurança pública e os da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e em quatro para os profissionais da educação e demais áreas.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Fazenda informou que “a reunião foi adiada, com nova data a ser definida”.
Escala mantida
Para este mês de outubro, o governo informou que está mantida a data do pagamento da segunda e última parcela dos salários, na próxima sexta-feira (26). Naquele dia, o estado depositará o restante dos contracheques dos funcionários para quem ganha mais de R$ 3 mil.
Neste mês, o governo de Minas unificou as escalas, passando a pagar todas as categorias em duas vezes. Até então, somente os profissionais da segurança pública e de parte da saúde vinham recebendo desta forma e os demais tinham três datas de pagamento.
Escala de pagamento de outubro
Dia 11/10 (quinta-feira) – 1ª parcela
Até R$ 3.000,00
Para TODOS os servidores (ativos, inativos e pensionistas);
Dia 26/10 (sexta-feira)- 2ª parcela
O valor restante dos salários de TODOS os servidores (ativos, inativos e pensionistas).
Da Redação com EM