Menu

Sorgo forrageiro para silagem: chegou a hora do plantio

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Sorgo forrageiro para silagem: chegou a hora do plantio. De acordo com o Grupo Pró-Sorgo, na safra 2007/2008 foram plantados no Brasil cerca de 400.000 hectares de sorgo destinados à produção de silagem. A produção estimada gira em torno de 18.000.000 de toneladas de silagem, o que acaba tendo uma importância estratégica no abastecimento de grãos e de forragem no Brasil, pois contribui, entre outras coisas, com o equilíbrio dos chamados estoques reguladores de grãos energéticos e com o crescimento sustentado da pecuária.

Os meses de outubro e novembro são o momento mais propício, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para o plantio do sorgo forrageiro para produção de silagem. Esta cultura é própria à silagem pelas suas características agronômicas, como a alta produção de forragem, a capacidade de explorar maior volume de solo (devido ao sistema radicular profundo e abundante) e a conhecida maior tolerância à seca e ao calor.

Outro item importante, e que está associado à densidade de plantio, é o espaçamento entre as fileiras que, no Brasil, geralmente é de 70 cm. Mas José Avelino ressalta que existe, como no caso de outras culturas agrícolas, também no sorgo uma tendência de se usar espaçamentos cada vez mais reduzidos. Um ponto fundamental para o sucesso da lavoura é a profundidade de plantio que, segundo o pesquisador, deve ser entre 3 e 5 cm.

Em relação às plantas daninhas, que no caso do sorgo forrageiro podem derrubar até a metade da produção, José Avelino sugere a aplicação de herbicidas. “Toda atenção deve ser dada às recomendações dos fabricantes quanto à dosagens, às plantas daninhas susceptíveis, ao método de aplicação e à toxicologia. Não deve ser esquecida também a calibragem do pulverizador”, explica.

PRIMEIROS PASSOS - Antes de plantar, o primeiro passo para o produtor é providenciar uma análise de solo em laboratórios credenciados. Segundo o pesquisador Flávio Dessaune Tardin, também da área de melhoramento genético de sorgo da Embrapa, “a análise de solo antes do plantio do sorgo forrageiro serve para mostrar ao produtor a quantidade de adubo que deve ser aplicada na área, de forma a obter produtividade máxima e econômica”.

Outro ponto fundamental para o sucesso da lavoura, assim como acontece em outras culturas agrícolas, é em relação à escolha da semente. Flávio conta que as diferentes sementes que existem no mercado “devido à sua genética, podem responder diferentemente ao tipo de clima, solo, região, época de plantio, densidade de plantio e outros fatores”. Portanto, outubro e novembro é hora de procurar saber qual a semente é mais adaptada à região onde o produtor se encontra.

Da redação com Embrapa



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos