O período de vacinação contra a gripe, este ano, será maior. A campanha começará duas semanas antes do que no ano passado, indo do dia 10 de abril até 31 de maio. O Dia D da Mobilização Nacional será em 4 de maio. Todos os postos mineiros estarão participando.
Não foi só o prazo que amentou, neste ano o público-alvo também sofreu alteração. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), crianças menores de seis anos também serão imunizadas contra a gripe – até o ano passado, somente crianças com até quatro anos puderam receber a vacina de forma gratuita.
Também estão aptos à vacinação adultos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas e portadores de doenças crônicas. Adolescentes e jovens apreendidos, a população carcerária e agentes prisionais também podem receber a vacina sem custo.
Visando alcançar maior taxa de sucesso na campanha deste ano, o SES montou a estratégia de priorizar as crianças num primeiro momento, vacinando-as entre os dias 10 e 19 de abril. Já os demais grupos prioritários, entre os dias 22 de abril e 31 de maio.
A expectativa é que a campanha alcance 90% do público-alvo, o que contabiliza 6.018.977 pessoas.
Com Hoje em Dia