Foi divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, nessa quinta-feira (28), a informação acerca de quais localidades do estado mineiro podem vir a ser afetadas caso as barragens em risco se rompam.
Os municípios de Raposos e Nova Lima (Honório Bicalho), na Grande BH, são ameaçados pela barragem B3/B4, que fica no distrito de Macacos. A estrutura tem cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Já em Itabirito, a apreensão é por conta das barragens Forquilha I e III, localizadas em Ouro Preto. Juntas, elas somam mais de 35 milhões de metros cúbicos de rejeitos.
Raposos, Nova Lima (Honório Bicalho) e Itabirito fazem parte das chamadas Zonas de Segurança Secundária, que têm pontos de encontro para autossalvamento. Nas três localidades, as simulações vão ocorrer a partir das 15h para que as pessoas saibam como proceder em caso de rompimento.
Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, a lama demoraria 1h30 para chegar e esse seria o tempo para que aproximadamente 2,9 mil moradores fugissem. Já em Raposos, na região Central de Minas, o tempo é um pouco maior para os 2,3 mil moradores: 1h46.
Em Itabirito, em caso de rompimento da barragem Forquilha I, a lama gastaria 1h36 para chegar ao início da área urbana da cidade. O tempo é maior para a barragem Forquilha III: 3h02.
Além da data e horário em que os simulados de evacuação de emergência vão ocorrer, a Defesa Civil também divulgou mapas que mostram as manchas de inundação nas três cidades, assim como os pontos de autossalvamento.
Veja as informações nos links.
. Raposos
. Nova Lima
. Itabirito
Com BHAZ