Menu

Aplicativo do Crea-MG facilita denúncias de obras e serviços irregularidades

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) lançou o aplicativo Crea-MG Mobile com o objetivo de estimular a participação da sociedade nas denúncias de obras e serviços irregulares no exercício da engenharia, da agronomia e das geociências.

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

O módulo "Você Fiscal" permite que os usuários façam consultas e denúncias de forma rápida e simples. Segundo assessoria, o aplicativo, já disponível nas plataformas digitais desde fevereiro deste ano, recebeu 470 denúncias, das quais 428 já tiveram encaminhamento. A maior parte das queixas diz respeito a obras e serviços sem placa, com 207 denúncias, e sem responsável técnico, com 176 notificações.

O aplicativo, por meio de uma interface simples e intuitiva, possibilita a qualquer cidadão enviar essas denúncias, que podem ser feitas tanto de forma identificada como anônima. É possível encaminhar o endereço, fotos e outros dados, alertando sobre possíveis irregularidades. Quando feitas de forma identificada, o denunciante poderá acompanhar todos os trâmites, ao contrário da denúncia anônima.

O Crea-MG Mobile permite também a consulta da regularidade de profissionais e empresas, além da conferência da autenticidade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e certidões.

De acordo com a diretora técnica e de fiscalização do Crea-MG, a engenheira civil e de segurança do trabalho, Graça Lage, o aplicativo será mais um canal de contato entre o Conselho, os profissionais e a sociedade. "Por meio dessa ferramenta, o Crea dá a oportunidade de participação ativa na fiscalização do Conselho de maneira direta e menos burocrática, auxiliando nas denúncias do exercício ilegal da profissão", afirma.

O presidente do Crea-MG, o engenheiro civil Lucio Borges, explica que o suporte online vai otimizar ainda mais a atuação do Conselho ao possibilitar à sociedade, incluindo o profissional, um meio para denunciar obras e serviços sendo executados por pessoas não habilitadas, ou mesmo a ausência da ART, por exemplo. "A partir dessas denúncias será possível identificar mais facilmente as irregularidades e, assim, promover uma fiscalização efetiva e imediata, assegurando à sociedade a prestação de serviços por profissionais habilitados", detalha.

O Crea-MG Mobile pode ser baixado de forma gratuita pormeio da AppStore, para dispositivos IOS, e pela Play Store, para dispositivos Android.

Com Ascom Crea-MG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos