Receptiva ao turismo há pouco mais de dez anos, Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, na Serra do Cipó, atrai visitantes a um dos pontos mais altos da região: o Pico do Cruzeiro, com 1.687m. Localizada a 150km de Belo Horizonte, a vila descoberta por bandeirantes, no século XVIII, tem sido opção para praticantes de trekking e apreciadores de quedas d’água.
No local, pertencente à bacia do Rio das Velhas, encontram-se as cachoeiras do Rapel e Paraíso; da Conversa e Jurutu; do Lageado; do Soberbo e a das Bicaimas, sendo essa em propriedade particular. Com infraestrutura pequena, além das três pousadas em Lapinha, outras opções para hospedagem são os campings e casas para alugar.
Foto: Vista de Lapinha da Serra, na Serra do Cipó. Situada no curso do Rio das Velhas, braço do São Franciso, a vila recebe o turismo em fase inicial
No local, apenas três famílias se fixaram, tratando de interligar as áreas habitadas por meio do comércio de cachaça, rapadura e farinha, à maneira do século XIX, em lombos de burros. Outro destaque da vila, ao longo das história, foi a extração de diamantes, especialmente nas redondezas da Cachoeira do Soberbo. Por ali também há riqueza do mineral breu e o atrativo das pinturas rupestres de 8 a 15 mil anos.
Conheça mais sobre a história, localização e atrativos aqui.