Bombeiros modernizam computadores de viaturas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apresentou, nesta sexta-feira (24), na sede do Comando Geral, em Belo Horizonte, os equipamentos que passarão a integrar o projeto de modernização e ampliação do sistema de GPRS/GPS e computadores de bordo da frota da instituição. O CBMMG é o primeiro órgão de segurança no país a utilizar a tecnologia que permite o monitoramento de ocorrências em tempo real por imagens e sons, o que torna o atendimento mais eficiente e diminui o tempo de resposta. Os primeiros 50 equipamentos já estão sendo utilizados na capital, em unidades de resgate, viatura de combate a incêndio e de salvamento.
O prazo de instalação do equipamento em toda a frota da Corporação é em 2010. A meta é promover a utilização de recursos de comunicações de voz e dados, assegurando a expansão e modernização de todas as viaturas, determinando o total aproveitamento dos investimentos já realizados pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).
De acordo com a superintendente de Integração do (Sids), Geórgia Ribeiro Rocha, “o Governo de Minas está investindo maciçamente no uso de tecnologias e ferramentas de gestão para propiciar uma maior integração do trabalho das instituições de segurança pública”. A superintendente explicou que o sistema instalado nas viaturas do CBMMG permite maior racionalidade no empenho dos recursos para atendimentos de emergência e um gerenciamento maior do trabalho e, conseqüentemente, uma prestação de serviço de maior qualidade.
Funcionamento – Com o sistema, no momento em que a guarnição é acionada para uma ocorrência em qualquer local onde se tem cobertura do Corpo de Bombeiros, a central tem a possibilidade de localizar a viatura mais próxima para ser encaminhada. Com a primeira equipe no local, outros carros podem ser orientados do melhor trajeto para prestar auxílio. Com o serviço on-line, as equipes de apoio podem auxiliar as que estão nas ruas com mais facilidade.
O monitoramento de frota com o GPRS – General Packet Radio Service (Pacote de Serviços de Rádio Geral) – traz informações das viaturas, como a quilometragem e desvios de rotas. Gera a diminuição do tempo de resposta, pois a localização da ocorrência em relação à viatura possibilita o acesso mais curto e rápido. Com o computador de bordo, os integrantes da guarnição têm acesso aos outros sistemas da Seds e outras páginas da internet de suporte técnico, como produtos perigosos e mapas rodoviários. Com a webcam na viatura e em capacetes, é realizada a transmissão ao vivo de imagem e som do atendimento, garantindo controle de qualidade na prestação de serviços.
AGÊNCIA MINAS