A Mostra de Cinema de São Paulo está na 32º edição e conta com os maiores lançamentos de filmes brasileiros e internacionais. Na segunda-feira ocorreu a estréia do filme de Bruno Barreto “Última Parada” que fala sobre o incidente ocorrido no ônibus 174 no Rio de Janeiro. A estréia contou com muitos famosos na platéia, entre eles Adriane Galisteu, Dráuzio Varella, Arnaldo Jabor e todo o elenco do filme.
Já o filme até agora mais aplaudido foi o documentário “Loki” que foca a vida do ex-mutante Arnaldo Baptista. O documentário foi aplaudido de pé por quatro minutos. Vale lembrar que o filme ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio e agora concorre na Mostra de São Paulo, que anunciara os ganhadores no próximo dia 25.
Andrea Beltrão em filme de ação
Também ocorreu a estréia do filme “Verônica” que traz a atriz Andrea Beltrão como protagonista. A trama gira em torno de uma professora que ao descobrir que seu aluno esta jurado de morte por traficantes, acaba adotando a criança e fugindo dos assassinos. A direção é do marido da atriz Maurício Farias. O filme tem bastante ação, traz também no elenco o ator Marco Ricca e teve trilha especialmente composta pelo titã Branco Mello. A estréia do filme esta prevista para fevereiro de 2009.
De Princesa a dependente química
Anne Hathaway (que fez a assistente de Meryl Streep em “O Diabo veste Prada” e uma princesa “Diário de uma Princesa”) interpreta uma dependente química em tratamento no filme “Casamento de Rachel”. A trama gira em torno do casamento da irmã da dependente química, que ao “tirar uns dias de folga da rehab” traz novamente à tona os motivos de sua internação, abalando toda a família e a comemoração que deveria ser perfeita. Um filme comovente sem tratar do tema com pieguice. Nos bastidores já se comenta a atuação de Anne e uma provável indicação ao Oscar e Globo de Ouro.
Filme de Selton Mello foi o pivô de protesto contra nudez
No segundo dia da Mostra o filme “Feliz Natal” dirigido por Selton Mello fez uma grande estréia com vários famosos na sala, entre eles Nasi, ex-vocalista do Ira, alguns atores globais, alguns diretores e o próprio Selton Mello. O elenco do filme conta com Leonardo Medeiros (que está em quase 50% das produções brasileiras atuais), Graziella Moretto, Darlene Glória, Lucio Mauro entre outros.
O filme tem um aspecto sujo e escuro. A câmera é confusa e a montagem tenta ser original fazendo com que as cenas sejam filmadas de vários ângulos e momentos diferentes com o mesmo áudio. O que o filme traz de melhor é o garotinho divertido e a cena de Lucio Mauro e Darlene Glória. A personagem interpretada pela Darlene foi abandonada pelo Lucio Mauro e despeja todo o seu ódio em cima do ex-marido, deixando os convidados da ceia de Natal perplexos. O filme tem muitos diálogos divertidos, mas é tudo meio solto, sem sentido. Os personagens não são aprofundados, não se sabe nada ao certo. Outro ponto do filme discutível foi a cena de nudez de Graziella Moretto. Creio que a cena impulsionou o discurso de Pedro Cardoso no Festival do Rio contra a nudez nas produções nacionais. A cena protagonizada por Graziella (namorada de Pedro Cardoso) é sem sentido algum, não quer dizer nada levanta a questão do nu sem base e sem relevância ao conteúdo do filme. Valeu por algumas piadinhas e por ter Lucio Mauro e Darlene Glória no elenco.
Filme cria termo “bromantic”
O filme “Segurando as Pontas” que estréia na Mostra é uma comédia americana com Seth Roger (protagonista de Ligeiramente Grávidos) e James Franco. O filme inaugura nas telonas o termo “bromantic” que significa uma relação forte entres dois homens heterossexuais, sendo quase um termo primo do metrossexual. Algo romântico, delicado, mas nada de gay. O filme além de tratar sobre a amizade entre dois homens fala claramente sobre a maconha, aliás, muita maconha durante o filme inteiro. O filme teve grande aceitação nos EUA e deve estrear em breve nos cinemas brasileiros.
Rubens Beghini