No aterro sanitário de Contagem, uma pesquisa inédita da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com a Prefeitura do Contagem, vai descobrir como o fosfogesso pode ajudar a reduzir a quantidade de lixo.
Mas o que é fosfogesso? Também conhecido como sulfato de cálcio dihidratado, é resultante do processo produtivo de uma das etapas para a produção de fertilizantes para a agricultura. A principal forma de destinação desse resíduo, tanto no Brasil como no mundo, é a estocagem em pilhas.
Aterro Sanitário de Contagem recebe estudo inédito sobre a decomposição do lixo
“Essa iniciativa é inédita no Brasil. No mundo, o que conhecemos é a pesquisa realizada pela Universidade de Orlando em parceria com o Florida Institute of Phosphate Research (FIPR), em escola laboratorial, enquanto a nossa será feita em escala real”, afirma Bruno de Mattos.
Ao longo da pesquisa, a Feam fará a comparação dos dados obtidos nas duas amostras ou células, uma delas com aplicação de camadas intermediárias de fosfogesso com os resíduos sólidos urbanos, e a outra, controlada sem fosfogesso. Após a avaliação dos resultados da experiência, a Feam poderá propor o uso do fosfogesso nos aterros sanitários em todo o estado de Minas Gerais.
Agência Minas