Menu

Hemominas lança campanha para captar doadores, estoques de sangue continuam em baixa

A Fundação Hemominas promove esta semana a campanha "Força Tarefa do grupo O" e solicita a ajuda de voluntários para doação de sangue, principalmente os do Grupo O - seja negativo ou positivo, para que participem da campanha iniciada nessa segunda-feira (09) até o próximo sábado (14).

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A campanha possui caráter emergencial e visa reverter a situação preocupante nos estoques desse grupo sanguíneo, em especial o grupo O-, que na última sexta-feira (06) teve queda de 50% na rede. Por ser o grupo sanguíneo consideredo como doador universal, é imprescindível que esse problema seja revertido.

Por isso a solidariedade e mobilização dos doadores é fundamental e durante esta semana, o atendimento nos centros será priorizado para tais doadores, devido a urgência do quadro. A Fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), que são considerados igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.

Estoques em baixa

Algumas circunstâncias explicam a baixa no estoque de alguns tipos de sangue na rede Hemominas. Entre elas, o longo período de frio no mês de agosto. Outro fator é a vacinação contra o sarampo que impede a doação por quatro semanas; nesse sentido, é importante que a doação de sangue ocorra antes da vacinação.

Vale observar que a queda maior das doações dos grupos negativos reflete a própria composição da população brasileira, uma vez que os doadores Rh negativo são em menor número do que os positivos.O sangue O negativo, conhecido como doador universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa e, por isso, é um dos mais utilizados pelos hospitais em situações de emergência. Entre os beneficiados, estão vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação.

Para doar sangue

A Hemominas divulga diariamente o estoque de sangue no site www.hemominas.mg.gov.br, pelo qual a população pode agendar sua doação, podendo fazê-la também pelo aplicativo MGapp ou pela central 155 – opção 1.

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, clique aqui.

Hemominas Sete Lagoas

O Hemonúcleo de Sete Lagoas funciona de segunda a sexta-feira, de 7:30h às 12:30h, na Avenida Dr. Renato Azeredo, 3170, no bairro Dante Lanza. Para fazer o agendamento por telefone, basta ligar para o número 155 e selecionar a opção 1. Mais informações estão no site do Hemominas.

Da Redação



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos