Lançado em outubro de 2003, já beneficiou 17.441 idosos em 457 entidades, em 414 municípios de todas as regiões do Estado, com atuação em três frentes: apoio técnico e investimento na estrutura física – por meio de pequenas reformas; aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade; e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.
Desde seu lançamento, o Digna Idade já promoveu a capacitação de 2.321 pessoas – entre gestores e cuidadores de idosos, além investir em obras que garantem maior acessibilidade, mais conforto e segurança nas dependências das instituições, como a substituição de escadas por rampas, instalação de corrimãos, barras de apoio, revestimento de piso e montagem de sala de fisioterapia.
As necessidades de cada entidade são identificadas por diagnóstico dos técnicos do Servas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com acompanhamento contínuo, desde a avaliação das demandas até o monitoramento dos resultados.
O programa tem o apoio do Ministério Público Estadual, de prefeituras municipais e,na capacitação dessa etapa, o apoio do Sistema Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas).
A capacitação prossegue até o dia 30 de outubro, conforme o cronograma:
Poços de Caldas:
28 e 29/10 – Dirigentes
28 a 30/10 – Cuidadores
Local: Sesc – rua João Inácio Dalmonte, nº 65, bairro Funcionários.
Contato: Vera Lúcia – (31) 9233-1009
Municípios participantes: Alpinópolis, Bandeira do Sul, Bom Jesus Da Penha, Cabo Verde, Cachoeira De Minas, Cambuí, Conceição dos Ouros, Divisa Nova, Extrema, Jacui, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas, São Tomás de Aquino, Toledo.