O projeto Reciclando Oportunidades tem como objetivo prevenir e combater o trabalho infantil nos lixões dos municípios da Bacia do Rio São Francisco. Para isso, são desenvolvidas redes socioassistenciais de acompanhamento das crianças e suas famílias e ações voltadas para a geração de trabalho e de renda, como a criação de cooperativas para a comercialização de produtos. Já o Usina do Trabalho, criado este ano, visa melhorar a empregabilidade da população de baixa renda, incentivar o associativismo e buscar a inclusão no mercado de trabalho
“As ações voltadas para crianças e adolescentes são tratadas com especial atenção pelo Governo de Minas. E essa é mais uma iniciativa de suma importância porque combate o trabalho infantil, oferecendo qualificação profissional”, ressaltou Juliano Fisicaro, durante a assinatura do convênio. Ele destacou a importância da participação dos municípios envolvidos. “É preciso tratar a questão dos aterros para evitar que novas crianças procurem os lixões”.
O Reciclando Oportunidades tem a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), da ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e do Ministério Público do Trabalho. “Essa ação é uma demonstração de intersetoridade do Governo”, disse a presidente do Cedca, Regina Helena Cunha.
A coordenadora Especial de Política Pró-Criança e Adolescente (Cepcad), Fernanda Martins, afirmou que a ação conjunta entre os projetos vai possibilitar o fortalecimento do núcleo familiar e o enfrentamento do trabalho infantil, sobretudo, nos lixões.
Cursos – As famílias das crianças e adolescentes que trabalham nos lixões serão qualificadas em duas temáticas distintas: reciclagem e artesanato, com foco na gestão básica do associativismo e técnicas de produção. Serão disponibilizadas 240 vagas para os 10 municípios participantes. As aulas devem começar no início do mês de novembro e serão realizadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), nos próprios municípios.