O prefeito Mário Márcio Maroca recebeu, no dia 19, os “Cavaleiros da Cultura” em frente ao Casarão, no Centro. Os 20 viajantes da segunda fase da “Cavalgada Cultural Brasília 50 anos” doaram 700 livros infanto-juvenis para as escolas municipais Enízio Antônio
Vieira, no Itapõa II, e Vasco Damião, no Alvorada. A comitiva partiu de Belo Horizonte rumo à capital federal pelos caminhos do sertão brasileiro descritos pelo escritor Guimarães Rosa no livro “O Grande Sertão Veredas”. Na bagagem, 60 mil obras a serem distribuídos nos 21 destinos dos 30 dias de viagem.
Na visão de Maroca, ações de incentivo à leitura são essenciais para a construção do conhecimento e do processo de educação na cidade. “Sete Lagoas começa a criar uma cultura pela leitura e isso determina novas experiências e sonhos para as crianças”, avaliou. Para a diretora da escola Enízio Vieira, Selma da Silva, os livros chegaram em boa hora. A instituição, aberta há cinco anos, está em fase de estruturação da biblioteca e recebeu reforço de peso para os 900 alunos. “Facilita o acesso aos livros em casa, o que ajuda a desenvolver a linguagem oral e escrita”, disse Selma.
O líder da tropa, Carlos Oscar Niemeyer – neto do arquiteto Oscar Niemeyer que projetou Brasília e a Cidade Administrativa de Minas Gerais – refaz o trajeto de Guimarães Rosa junto com a ideia do avô, que presenteava cada cidade visitada com um livro. “Vamos incentivar as crianças a pensarem, a terem um futuro melhor”, declarou Carlos Niemeyer.
SECOM / Sete Lagoas