O Barracão do Produtor é uma instalação física equipada para o beneficiamento de frutas e hortaliças antes de seguirem para o mercado. Segundo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, com o suporte dos serviços oferecidos na unidade os agricultores poderão oferecer seus produtos conforme as exigências de qualidade e segurança alimentar. “Nessas condições, a valorização da produção é uma conseqüência natural”, ele acrescenta.
De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria (Susaf), Paula Braga Batista, os agricultores familiares são o principal alvo do Barracão do Produtor. Ela informa que o programa, coordenado pela Secretaria da Agricultura, tem a participação da Ruralminas, Emater-MG, CeasaMinas, Superintendência Federal da Agricultura em Minas Gerais e prefeituras.”Na unidade de Jaboticatubas/Baldim a qualidade dos produtos será preservada”, explica Paula Batista. “Além disso, nas instalações do barracão poderão ser realizados programas destinados a organizar a comercialização nas próprias regiões produtoras.” Segundo a assessora técnica, o Barracão do Produtor pode atuar também como polo de capacitação gerencial e de organização dos produtores e de suas entidades.
AÇÕES DOS PARCEIROS
Uma das responsabilidades da Secretaria de Agricultura na parceria do Barracão do Produtor de Jaboticatubas/Baldim foi completar as obras e fazer reparos em um galpão de 400 metros quadrados que agora será utilizado pelos produtores. “Essa construção foi erguida pela Prefeitura de Jaboticatubas, em parceria com a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de atender à comercialização dos produtos da região, mas o projeto não teve prosseguimento.” Após a adesão do município ao Barracão do Produtor, a obra recebeu melhorias na parte de engenharia a fim de atender às demandas do programa. “Os trabalhos complementares do galpão foram realizados pela Ruralminas, vinculada à Secretaria de Agricultura. Além disso, construiu uma unidade anexa de 68 metros quadrados, onde funcionará a administração da unidade”, explica a assessora.
De acordo com Paula Batista, a Secretaria de Agricultura ainda responde, no convênio de cooperação mútua, pela definição do modelo de gestão da unidade, supervisiona, coordena e acompanha as atividades necessárias ao desenvolvimento do projeto. Além disso, colabora com orientação técnica e oferece informações para ajudar no funcionamento do barracão.
Já a CeasaMinas, que fez o estudo de viabilidade para a instalação do projeto, vai apoiar o barracão na parte operacional e dar suporte à Associação dos Produtores Rurais dos Municípios de Jaboticatubas e Baldim, responsável pela gestão da unidade.
DOZE UNIDADES NO ESTADO
O Barracão do Produtor de Jaboticatubas/Baldim é a décima segunda unidade em operação no Estado. Além desse barracão estão em funcionamento os de Onça do Pitangui (duas unidades), Nova União e São Joaquim de Bicas (Região Central); Iapu, Inhapim e Caratinga (Vale do Rio Doce); Patrocínio (Alto Paranaíba), São Vicente de Minas, Santa Rita de Caldas e Pouso Alegre (Região Sul).
Agência Minas