Ator principal do trabalho da Cemig junto aos consumidores de baixa renda, o agente Conviver vai de casa em casa, orientando os moradores sobre o consumo consciente, seguro e eficiente de energia elétrica. O coordenador do Conviver, Henrique Fernando França Costa, informou que os agentes vão percorrer, a partir de novembro, 98 vilas e aglomerados da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Até meados de 2009, a expectativa é beneficiar cerca de 150 mil famílias”, afirmou o coordenador.
Os agentes recebem R$ 550 por mês, com carteira assinada, plano de saúde, vale-alimentação e jornada de trabalho de oito horas diárias.
Conviver
O Projeto Conviver tem o objetivo de promover o acesso à devida prestação dos serviços e orientar quanto ao uso correto, eficiente e seguro da energia, adequando o valor da conta à capacidade econômica dos clientes das comunidades populares. De acordo com Henrique França Costa, as ações e medidas de eficiência energética implantadas visam a conscientização e mudança de hábitos, a utilização de equipamentos eficientes e o consumo consciente para evitar o desperdício de energia elétrica.
O Conviver também contribui para aumentar e melhorar a integração e convivência da Cemig com as comunidades atendidas, procurando solucionar pendências relacionadas à conta de luz, analisando possíveis parcelamentos de débitos para aquelas contas que se encontram inadimplentes, e dúvidas quanto à obtenção da tarifa social e a isenção de ICMS. Atua, ainda, na regularização das unidades consumidoras, na disseminação de dicas de economia, na agilização de novas ligações e na análise de situações de riscos que envolvam eletricidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos aglomerados.
Além das ações de conscientização, o Projeto Conviver já doou cerca de 5,5 mil geladeiras eficientes, mais de 150 mil lâmpadas fluorescentes compactas e 4 mil recuperadores de calor para chuveiro elétrico, para famílias de 19 vilas e aglomerados da RMBH.