Logo

Previsão de chuvas para fevereiro no Sudeste é preocupante; entenda

O que aconteceu nos últimos dias em Minas Gerais, segundo informações de meteorologistas, foi a formação de um sistema meteorológico que causou uma das chuvas mais intensas dos últimos 110 anos em Belo Horizonte.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Entre quinta (23) e sexta-feira (24), o volume de chuva chegou a quase 172 milímetros. Foi o maior registro de chuva da história, num período de vinte e quatro horas, na capital mineira. Esse sistema é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, típica do verão. A ZCAS é formada pela combinação de ventos em diferentes níveis da atmosfera.

Nesse fenômeno, acontecem os ventos no térreo, que corresponde aos níveis mais baixos. Nos andares médios, estão os níveis médios da atmosfera e na cobertura, onde ficam os níveis mais altos. Quando ocorre essa conjunção de ventos em vários níveis, um corredor de nuvens carregadas se estabelece entre o norte e o sudeste do país. E quando esse corredor fica por mais de 4 dias no pedaço, temos a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Só que essa engrenagem toda recebeu um reforço na semana passada: as águas do oceano mais quentes entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

Na terça, dia 21, por causa das águas mais quentes do que o normal, o sistema de baixa pressão atmosférica que estava sobre o mar se intensificou. Esse sistema foi ganhando mais força ainda e com isso mudou de status na quinta: virou uma depressão subtropical.

Na sexta (24), ele evoluiu para uma tempestade subtropical Kurimí que significa menino, em tupi-guarani. O processo de formação desta tempestade ajudou a aumentar a chuva no interior do Sudeste. Foi essa conjunção de umidade, calor e vento que provocou essa combinação explosiva sobre parte do Sudeste.

E a previsão para fevereiro é preocupante. Essa engrenagem deve voltar a se organizar mais duas vezes, uma no início e uma no fim do mês. Ou seja, a chuvarada ainda não acabou.

Com G1



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks