Logo

UFMG é a melhor universidade federal do Brasil segundo ranking internacional

O Ranking de Universidades em Economias Emergentes do Times Higher Education, publicado nessa terça-feira (18), apontou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como a melhor entre todas as instituições federais do Brasil. O estudo adota 13 indicadores de desempenho para julgar as melhores universidades de países emergentes pelo mundo. Os critérios adotados avaliam ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a melhor entre as federais do Brasil./ Foto: Leo FontesUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a melhor entre as federais do Brasil./ Foto: Leo Fontes

Além da UFMG, também aparecem instituições estaduais e de ensino particular no país. Entre elas estão USP – a melhor colocada entre as brasileiras –, Unicamp, PUC (Rio de Janeiro) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No estado de Minas Gerais também estão classificadas entre as melhores a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e PUC Minas.

Apesar dessas universidades terem garantido a própria permanência entre as melhores dos países emergentes, o Times Higher Education avalia como em declínio a qualidade da educação superior do Brasil. Apenas a Universidade de São Paulo (USP) melhorou sua posição no ranking se comparado ao resultado obtido no ano passado – ela subiu de 15° para 14° lugar. As demais, entre elas a UFMG, caíram algumas posições. Instalada em Belo Horizonte, a universidade despencou da posição 124° para 132°.

Ao todo, 533 universidades de 47 países ou regiões estão incluídas na avaliação. As instituições China, Índia, Rússia, África do Sul, Taiwan e Arábia Saudita estão entre os melhores colocado. Apenas a China ocupa os quatro primeiros postos da classificação e é o país com maior número de universidades, ao todo são 81 entre as melhores.

Com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks