O Carnaval em BH está sendo marcado por protestos conta o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).
Os manifestos iniciaram na quinta-feira (20), no desfile do bloco A Roda, no bairro Floresta, região Leste de BH. Os foliões gritavam “Fora, Zema!” em reivindicação as mudanças e impasses que ocorreram para a liberação dos carros de som para os desfiles dos blocos, neste ano.
Já na manhã do domingo (23) foi à vez do bloco Chama o Síndico protestar contra o governador. O bloco levou as ruas uma faixa com os dizeres ”Carnaval não é caso de polícia. #ForaZema”.
As reclamações dos blocos dizem respeito à fiscalização feita pela Polícia Militar, na semana passada, que cobrou uma documentação aos proprietários de carros de som adaptados para que esses pudessem ser liberados para fazer os desfiles.
A documentação nunca exigida antes gerou um impasse com o governo gerou atrasos e gastos extras a cerca de 50 blocos e tomou proporção judicial, quando blocos impetraram mandado de segurança para garantir o desfile.
A PM alega que a cobrança da documentação que licencia a utilização dos carros é uma medida em cumprimento a legislação.
Já o posicionamento do governo foi fdivulgado por um tuíte do próprio governador, que disse:
“Essa foi uma semana difícil, com decisões duras que envolvem muitos lados e ponderações. Continuo firme no propósito de promover o bem-estar social dos mineiros. Desejo a todos uma boa folia. Ficarei esse tempo junto a minha família, mas sempre pensando em soluções para Minas”
Da Redação