Menu

Muriaé registra três tremores de terra no curto intervalo de cinco dias

Os moradores de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, assistiram suas rotinas duramente impactadas entre a tarde da última sexta-feira (21) e a madrugada dessa terça-feira (25).

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Três tremores de terra, de curta duração, foram registrados no município nesse curto período de cinco dias, dois deles na tarde de sexta – um de 2.2 de magnitude às 15h20 e outro de 2.4 às 16h08 – e um terceiro ainda na madrugada de terça. Este último aconteceu às 3h04, cuja magnitude na escala Richter foi de 1.9, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Apesar de ter sido o mais leve entre os três abalos sísmicos acontecidos no município, o tremor registrado nessa terça-feira foi sentido de forma mais intensa pelos moradores da cidade. Isso ocorreu, segundo a Prefeitura de Muriaé, porque este abalo sísmico aconteceu mais próximo à superfície, se comparado aos outros.

Ainda de acordo com o órgão, que escutou geólogos e especialistas a respeito da situação na região, os tremores de terra em Muriaé estão sendo causados, provavelmente, pela acomodação natural das rochas que formam a crosta terrestre. Através de nota publicada em sua conta no Facebook, a prefeitura declarou que não há como prever se novos abalos ocorrerão. 

“É inegável que está havendo atividade sísmica, felizmente de tremores pequenos e dentro da média que ocorre em território nacional, que não causam grandes problemas além do susto”, informou José Roberto Barbosa, técnico em sismologia da USP, à Prefeitura de Muriaé. Não há registros de ocorrências sérias causadas pelos tremores na cidade. 

"Sentiu aí?"

Sete pessoas usaram a plataforma "Sentiu aí?", do Centro de Sismologia da USP, para registrar a sensação nelas causada pelos tremores de terra entre sexta-feira e terça-feira.

Um dos moradores da cidade comentou, ainda na sexta, ter sentido um abalo de intensidade fraca. Ele escreveu: "populares relataram vários tremores em, pelo menos, 4 bairro s da cidade ao longo do dia, abrangendo um raio de 5 km aproximadamente". Outro morador, este de Patrocínio de Muriaé, um distrito de Muriaé, também usou a plataforma para registrar ter sentido o tremor na região. 

Da Redação Com O Tempo/R7



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos