A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) subiu para 123 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) investigados no estado. Segundo o informe epidemiológico mais recente, divulgado nesta sexta-feira (06/3) pela SES, foram descartadas 17 suspeitas de infecção. Ao todo foram 140 notificações de suspeitas do novo coronavírus em Minas desde o início de janeiro. Até o momento, nenhum paciente teve diagnóstico de coronavírus Covid-19 no estado. Minas Gerais tem 30 cidades com casos suspeitos da doença, de acordo com o balanço da SES.
Desde 22 de janeiro, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) de Minas Gerais registrou 64 rumores de infecção pelo novo coronavírus. Entre essas notificações, seis foram excluídas, pois não atendiam aos critérios que caracterizam possível infecção pelo Covid-19.
O acompanhamento dos mineiros com suspeita de coronavírus mostra que 44 dos casos são de pacientes com histórico de viagem para países com circulação do novo coronavírus, como Itália, França, Inglaterra e Portugal. Os pacientes restantes não viajaram para fora do país recentemente, mas tiveram contato com pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo novo coronavírus. O Brasil confirmou em 26 de janeiro o primeiro caso do novo coronavírus no país.
A chegada do Covid-19 ao território brasileiro mobilizou ações do Ministério da Saúda e da comunidade científica para lidar com o avanço do vírus. Pesquisadores brasileiros anunciaram que conseguiram sequenciar o genoma do novo coronavírus em 48 horas. No Brasil, a infecção afetou a bolsa de valores e pressionou a cotação do dólar. Nas farmácias, a procura por máscaras tem crescido, apesar de especialistas destacarem que hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência e cobrir a boca ao tossir ou espirrar são mais eficazes para evitar a disseminação do vírus.
Com Estado de Minas