Estão mantidas, nesta segunda-feira (16), todas as atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A decisão foi comunicada à comunidade acadêmica ainda na noite desse domingo (15), após reunião da reitoria da universidade e dos responsáveis por outras instituições particulares e privadas com o novo-secretário geral do governo de Minas Gerais, Mateus Simões.
A UFMG está entre as nove universidades federais instaladas no Estado que não decretaram suspensão das aulas em função da epidemia de coronavírus no país. Apesar disso, a universidade declarou não descartar a possibilidade de suspender as aulas.
Isolamento social
Até esse domingo (15), não havia qualquer caso confirmado do novo coronavírus nos campi da UFMG em Belo Horizonte ou em Montes Claros, na região Norte de Minas.
A universidade aproveitou a nota para reforçar que as medidas para distanciamento social – ou isolamento social – possuem alto impacto e devem ser tomadas “conjuntamente por diversos atores sociais e acertada com o poder público, para que seus efeitos positivos superem seu alto custo humano e econômico”.
Além disso, a UFMG explica em nota que, durante o encontro com o governo, o secretário-geral frisou que ainda “não há transmissão local ou comunitária da doença em solo mineiro, e o trabalho de acompanhamento diário da evolução epidemiológica indica que não é o momento de suspender completamente as aulas”, como exposto.
Com O Tempo