Após reunião de diversos membros da instituição, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), a interrupção das aulas presenciais a partir de quarta-feira (18) por tempo indeterminado.
“Antes mesmo do registro de casos no Brasil, a UFMG já acompanhava atenta a situação, ciente de sua responsabilidade social e da força de sua presença no Estado. O Comitê de Enfrentamento – com participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento – foi instituído com o objetivo de dar segurança à nossa comunidade e tranquilidade institucional. Quando ficou claro que havia a necessidade de instituir o distanciamento social, passamos a discutir esse posicionamento com o governo do Estado, porque essa é uma medida de forte impacto social, humano e econômico e não tem efetividade se não for coordenada com todos os atores”, explica a reitora da Universidade, Sandra Regina Goulart Almeida, por meio da nota publicada pela UFMG.
A medida foi anunciada após reunião com os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). A reitora Sandra Goulart Almeida explicou que o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG acompanha diariamente a epidemiologia da Covid-19 de forma a racionalizar as ações tomadas na Universidade.
“Temos 60 mil pessoas em nossa comunidade, não podemos simplesmente parar de uma hora para outra todas as atividades – quando não há orientação técnica para isso – e provocar uma série de impactos colaterais. Não podemos sobrecarregar rodoviárias, por exemplo, e parte expressiva de nossos alunos hoje não é da de Belo Horizonte. Muitos deles dependem dos nossos restaurantes universitários para se alimentar, precisamos continuar garantindo essa alimentação até a hora que for o momento de interromper completamente as atividades”, informou.
UEMG
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) também suspendeu as aulas no mesmo período, além de ter anunciado cancelamento de todos eventos acadêmicos nos campi universitários.
Com O Tempo