Após 2 anos e oito meses a espera de que todos os dez radares fixos do Anel Rodoviário voltassem a funcionar, Belo Horizonte e região já podem contar

com a atuação dos equipamentos. Foram instalados hoje os dois últimos aparelhos, que desde outubro de 2007 estavam desligados. Os dois equipamentos restantes foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MG) nesse último domingo. Um deles está localizado no bairro São José, em frente ao aeroporto Carlos Prates, no sentido Rio de Janeiro. Já outro está no bairro Goiânia, próximo à Vila da Luz, sentido Vitória e ambos vão multar os motoristas que trafegarem acima dos 70 km/h. O processo de religamento dos radares começou em setembro, após a Prefeitura de Belo Horizonte decretar estado de calamidade pública para a via, fato que se agravou após a ocorrência de um acidente que vitimou cinco pessoas. A partir daí, a Justiça determinou, por meio de decreto, que Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contratasse, sem licitação, o serviço de administração e manutenção de radares. De acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária, de janeiro a abril, 877 acidentes aconteceram no Anel, deixando 390 feridos e seis mortos. Em relação ao mesmo período de 2009, o número de colisões aumentou 11% e o de feridos 20%. Para conter o alto número de acidentes no anel e ajudar na atuação dos dez radares, a fiscalização dos caminhões que trafegam na pista da esquerda também ganhou reforço com seis militares em quatro viaturas ficaram para autuar caminhoneiros infratores.
da redação