De 01 a 04 de novembro, a Secretaria de Estado de Turismo divulga os principais produtos turísticos de Minas Gerais na 13ª edição da Feira Internacional de Turismo – América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, na Argentina, pela Associação Argentina dos Agentes de Viagens e Turismo (AAAVYT) e pela Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires. Em um módulo no estande da Embratur, a Setur MG apresentará produtos turísticos mineiros prontos para o mercado internacional.
A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil. Em 2007, de acordo com dados do Anuário Estatístico da Embratur, 920.210 turistas argentinos visitaram o país. “Trabalhamos para que Minas Gerais figure entre os principais destinos turísticos do Brasil. Temos vôos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para a Argentina, o que facilita o deslocamento do turista para Minas Gerais. Trabalhamos para intensificar a divulgação do Estado, especialmente em relação a agentes e operadores de viagens argentinos”, explica a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.
A FIT Argentina será uma grande oportunidade de prestadores de serviços, empresas e destinos brasileiros realizarem contatos comerciais com operadores e agentes de viagens. Haverá palestras e atividades paralelas, com diversos temas sobre o setor turístico, tendências do mercado e características da oferta e demanda. Em 2007, a FIT contou com a presença de 1.760 expositores, 50 países participantes e 78.522 visitantes, sendo 31.598 profissionais do setor, segundo a organização do evento.
Roteiros turísticos mineiros – Minas Gerais possui diversidade de produtos turísticos que incluem a riqueza cultural, proveniente da sua formação histórica, a exuberância natural e a hospitalidade mineira. “Aqui o visitante tem a possibilidade de vivenciar momentos únicos em contato com nossa cultura, história, natureza e com a hospitalidade do povo mineiro”, ressalta a secretária Érica Drumond.
Na rota turística Estrada Real há destinos de bem-estar e as cidades históricas, bem preservadas e com reconhecimento internacional; destaca-se também a rica produção artesanal, as tradições culturais, a reconhecida hospitalidade e a saborosa culinária. Nos parques abertos à visitação, com adequada infra-estrutura turística, a natureza de Minas Gerais convida a caminhadas e travessias, passando por montanhas, cachoeiras, rios, lagos e grutas. Outra opção imperdível são os destinos ideais para relaxar e cuidar do corpo e da mente nos roteiros que incluem as estâncias termais. O visitante poderá entrar em contato com costumes, pessoas e lugares que valorizam a harmonia e o bem-estar.
Ligação aérea internacional – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, tem atuado no sentido de ampliação das rotas aéreas internacionais. Somente em 2008, foram inaugurados vôos ligando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na região metropolitana da capital Belo Horizonte, a Portugal, Panamá, Estados Unidos e França. A rota BH-Buenos Aires já é operada diariamente, pela TAM Linhas Aéreas.
Setur