Menu

Quarentena ajuda a reduzir pedidos de internação na rede pública mineira em 57%

As medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, como a quarentena, estão surtindo efeito em Minas Gerais. De 25 a 30 de março, os pedidos para internar pacientes com suspeita da doença tiveram queda de 57% nos hospitais da rede pública, passando de 98 para 42 solicitações.

Minas Gerais deve manter o isolamento social por tempo indeterminado./ Foto: Lucas PratesMinas Gerais deve manter o isolamento social por tempo indeterminado./ Foto: Lucas Prates

A contagem dos requerimentos começou no dia 16, quando seis doentes precisaram ser hospitalizados. A redução de casos graves, avaliou o governador Romeu Zema ontem, durante pronunciamento na capital mineira, se deve ao isolamento social, em vigor em todo o Estado desde 20 de março.

Com os resultados, a ordem das autoridades de saúde em Minas é permanecer em quarentena, pelo menos por enquanto. “As medidas se mostraram assertivas até o momento”, declarou Romeu Zema.

Inclusive, o Ministério Público (MP) disse ter recebido informação do Executivo estadual indicando o isolamento social até 13 de abril. A projeção veio em resposta a um ofício encaminhado no domingo pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde.

No documento, o órgão pediu ao Estado que explicasse o estudo anunciado na sexta-feira para reativar alguns setores da economia. O fechamento de vários segmentos, por determinação do governo, está em vigor desde 20 de março.

Mas, ontem, o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, garantiu a manutenção do isolamento social por tempo indeterminado. “Tendo em vista critérios epidemiológicos e a vigilância em saúde”, explicou. As medidas, porém, podem ser revistas.

Boletim epidemiológico

Conforme boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), são 34.224 casos de Covid-19 em investigação no território. Até o momento, 275 foram confirmados e duas pessoas morreram em decorrência da doença.

O segundo óbito, anunciado nessa terça-feira, ocorreu no Hospital Semper, em Belo Horizonte. Trata-se de um homem de 66 anos, que morreu na madrugada de segunda-feira.

O paciente, conforme a unidade de saúde, era diabético e cardiopata. Ele estava internado em estado grave desde sexta-feira.

Com Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos