Menu

65% dos exames para coronavírus em Minas aguardam resultado na Funed

Limitação de profissionais, falta de equipamentos e crescimento rápido de pacientes com suspeita de coronavírus. A intensificação da pandemia em Minas Gerais fez disparar o número de amostras que chegam à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para confirmar ou não a doença. E o resultado: 65% de todo o material recebido desde o dia 12 de março ainda não está pronto.

Foto: Re/ilustrativaFoto: Re/ilustrativa

Conforme dados da fundação, já foram recebidas quase 6.000 amostras. Desse total, 2.100 já foram analisadas, e outras 3.856 seguem em processamento. A capacidade do laboratório é de cerca de 400 por dia. Em nota, a entidade enfatizou que "está adquirindo um novo equipamento para extração de RNA de forma automatizada" e que já conta com outro material que faz 96 testes a cada seis horas.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock, explicou que a ampliação da capacidade de testagem também depende da aquisição de materiais. “A rede de laboratórios públicos está sendo direcionada para trabalhar com sua capacidade máxima, de modo que possamos ter essa grande ampliação no número de exames de biologia molecular”, disse.

Conforme o dirigente, ainda vão ser enviados testes rápidos pelo Ministério da Saúde – os materiais serão usados para testar profissionais de saúde que estejam com suspeita de coronavírus e, assim, ajudar a recompor o número de trabalhadores nos hospitais e centros de saúde.

Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos