A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizou, nesse sábado (11), os dados referentes ao contágio pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Minas. Até o momento, são 20 mortes confirmadas pela Covid-19, embora 3 ainda não tenham sido incluídas no informe oficial. Sete Lagoas até o momento não computa nenhuma morte pela doença.
Os três óbitos recentes foram registrados e divulgados pelas prefeituras de Governador Valadares (2), no Vale do Rio Doce, e Paraisópolis (1), no Sul de Minas, neste fim de semana. O atraso na atualização dos dados oficiais deve-se ao tempo necessário entre a notificação feita pelas administrações municipais à secretaria de saúde e a efetiva inclusão no boletim.
Casos confirmados
Entre essa sexta-feira (10) e sábado, o número de casos confirmados da doença em Minas aumentou, passando de 698 para 750.
A SES também informou que 107 registros de morte ainda são investigados e outros 143 foram descartados. Segundo a secretaria de saúde, os óbitos em investigação são aqueles que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas.
Já os óbitos descartados são os que tiveram exame laboratorial negativo para a Covid-19 e/ou foram confirmados para outras causas.
Nessa sexta (10), os dados do boletim mostraram que, em apenas uma semana, as mortes confirmadas por Covid-19 praticamente triplicaram em Minas: eram seis na sexta-feira 3 de abril e chegaram a 17 na última sexta.
Entre as 17 mortes, a maioria são homens (10; sete são mulheres) e de pessoas acima dos 60 anos (14 casos).
O boletim detalhado sobre os casos em Minas pode ser visto aqui.
Procurada pela reportagem, a SES informou que divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer. Veja a nota na íntegrra:
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do COES Coronavírus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente.
Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.
Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.
O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.
Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer.
Esclarecemos, ainda, que atualmente há 107 óbitos por coronavírus (Covid 19) em investigação no estado.
Da Redação com HD