Menu

Cresce uso da internet durante a pandemia, e crimes virtuais aumentam quase 50% em MG

O número de crimes virtuais em Minas Gerais cresceu quase 50% em abril deste ano na comparação com o ano passado. E nesta época de pandemia, quando muitas pessoas estão usando a internet para realizar operações bancárias, trabalhar e fazer compras, todo cuidado é pouco.

Em MG, crimes virtuais aumentaram em 50% em abril, comparados com o mesmo período no ano passado — Foto: Reprodução / TV GloboEm MG, crimes virtuais aumentaram em 50% em abril, comparados com o mesmo período no ano passado — Foto: Reprodução / TV Globo

O número de estelionatos virtuais em abril deste foi de 882, quase 300 registros a mais que no mesmo mês de 2019. Com o aumento do número de crimes cibernéticos e golpes, usuários da internet devem ficar mais atentos e proteger suas senhas de bancos e redes sociais com todos os mecanismos possíveis.

Tem gente até se passando por funcionário do Ministério da Saúde para aplicar golpes pelo telefone. Foi o que aconteceu com a nutricionista Janaína Goston, vítima de um desses golpistas.

Ela caiu no golpe dia 13 de maio. Disse que a pessoa se passou por agente do Ministério da Saúde e que estaria fazendo pesquisa. No fim da entrevista, falou de uma certificação, e pediu para que ela lesse um código. Neste momento, o whatsapp de Janaína já ficou bloqueado - ficou sem acesso por nove horas, teve contatos violados e uma cliente caiu no golpe aplicado, transferindo R$ 1.690 para os criminosos.

"O que me chamou a atenção que a mensagem do pedido de dinheiro é muito chula, mas o diálogo é muito convincente. Lamentável, porque ficamos vulneráveis", comentou a nutricionista.

Dicas de segurança

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que continua trabalhando de forma ininterrupta durante a pandemia e adotou algumas medidas, conforme determinado em legislação vigente e preconizado pelas autoridades de saúde. Em relação ao atendimento ao público para registro de ocorrência dessa natureza, a recomendação é que o cidadão agende o dia e o horário de comparecimento. Os contatos das delegacias estão disponíveis no site da PCMG (www.policiacivil.mg.gov.br), na aba “unidades”. O cidadão, ainda, pode acionar as demais forças de segurança locais.

Confira as dicas:

- criar senhas fortes, evitando combinações óbvias
- não compartilhar fotos íntimas
- checar sempre se a webcam está desativada
- não abrir e-mails desconhecidos e não responder
- não deixar rede social e e-mail abertos se não estiver usando
- não usar apps bancários em locais movimentados
- se possível, instalar antivirus no celular
- evitar ter uma só senha para tudo
- usar a verificação em duas etapas

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos