Menu

Em MG, número de adolescentes desparecidos preocupa; Polícia Civil faz campanha

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado, anualmente, no dia 25 de maio. Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. A Polícia Civil de Minas Gerais está promovendo, a partir desta segunda-feira (25), a Semana da Esperança. Atualmente, no Estado, o índice de crianças desaparecidas, menores de 12 anos, é próximo de zero. No entanto, quando se trata de adolescentes, esse número já é mais significativo.

Delegada Maria Alice Faria analisa os números relacionados ao desaparecimento de adolescentes em MG — Foto: Reprodução / TV GloboDelegada Maria Alice Faria analisa os números relacionados ao desaparecimento de adolescentes em MG — Foto: Reprodução / TV Globo

Em 2019, em Belo Horizonte, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) instaurou 293 procedimentos para menores desaparecidos. Desse total, 291 casos foram solucionados, ainda em 2019. Um índice de 99,3% de apuração.

"A esperança é que o desaparecimento de crianças, menores de 12 anos, seja banido para sempre. E que os adolescentes tenham, cada vez mais, ambientes familiares saudáveis com direitos sociais garantidos”, destacou a delegada Maria Alice Faria, chefe da divisão de referência da pessoa desaparecida (DRPD).

Ela sugere aos pais ficarem atentos à movimentação dos filhos nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, a maioria desses adolescentes desaparecidos estão em fuga, ou seja, em desaparecimento voluntário, motivado por conflitos familiares, e acabam retornando para casa.

Ao longo do ano, a Polícia Civil realiza trabalho preventivo e educativo, com dicas de prevenção ao desaparecimento; conscientização das famílias sobre seu papel no desaparecimento de crianças e adolescentes; orientações para a população sobre o que fazer no caso de desaparecimento e de localização de pessoas, alertando para as possíveis reincidência de desaparecidos.

Como pedir ajuda

A delegada Maria Alice Faria ressalta que o registro de desaparecimento deve ser imediato. E pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, da Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual (clique aqui para acessar o site). O registro gera um alerta no sistema da Defesa Social em Minas Gerais, que permite que qualquer agente saiba que aquela pessoa está desaparecida. Caso retorne, é importante realizar o registro de localização.

Em Belo Horizonte, após o registro, é fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD para elaboração de um cartaz e iniciar a divulgação do desaparecimento. Basta levar uma fotografia atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, deve-se ir à Delegacia da Polícia Civil no município ou comarca e solicitar a elaboração do cartaz por meio da DRPD.

Quem tiver pistas sobre o paradeiro dos ausentes pode informar pelo 0800 2828 197.

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos