Cinco das 14 regiões de saúde estão com mais de 90% de ocupação nos leitos de terapia intensiva, incluindo a Região Central.
A ocupação de leitos de terapia intensiva em Minas Gerais bateu novo recorde: 92%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (25), mas se referem à véspera.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 506 pacientes com suspeita de Covid estão internados, o que corresponde a 17,23%.
Das 14 macrorregiões de saúde do estado, cinco estão acima de 90%: Centro (91%), Sudeste (92,5%), Vale do Aço (125,5%), Leste (128,95%) e Triângulo do Norte (146,07%).
A SES-MG já negou que haja espera por leitos de terapia intensiva e disse que os casos que ultrapassam os 100% podem ser por várias razões, entre elas, a falta de notificação, no sistema, da alta de determinado paciente.
Ou, ainda, há casos em que o leito acaba de ser desocupado, mas já será preenchido imediatamente.
A pasta informou que “não é possível afirmar que esses locais tenham esgotados seus leitos, pois o número de internações e de altas de pacientes é um dado dinâmico, que inclusive pode variar ao longo do dia, além disso, é possível que haja um atraso entre a liberação de um leito no hospital e o registro da alta no sistema.
Portanto, não se pode afirmar que essas macrorregiões tenham esgotados todos os seus leitos hospitalares”.
Leitos de enfermaria
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 74% dos leitos de enfermaria estão ocupados. São 1.384 pacientes internados neste tipo de estrutura, o que corresponde a 11%.
Da Redação