Menu

Minas Gerais concentra 76,8 mil infectados com Covid-19 e mais de 1,6 mil mortes

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que o pico da pandemia de coronavírus em Minas Gerais acontecerá nos próximos dois dias na data exata de quarta-feira (15). Com a proximidade deste ponto da curva, do qual o Estado está distante apenas por algumas horas, os números relacionados à infecção nos municípios mineiros crescem de forma alarmante desde o mês passado. Balanço publicado nesta segunda-feira (13) aponta que entre março e esta manhã, 76.822 diagnósticos positivos para a doença receberam confirmação do órgão estadual. Entre eles, aparecem ainda 1.615 mortes ocorridas em função da Covid-19.

Cerca de 900 novos diagnósticos foram confirmados nas últimas 24 horas./ Foto: Gil CohenCerca de 900 novos diagnósticos foram confirmados nas últimas 24 horas./ Foto: Gil Cohen

A quantidade de infectados praticamente quadruplicou nos últimos 30 dias – ainda em 13 de junho o balanço epidemiológico apontou cerca de 20.600 mineiros contaminados com o coronavírus. Cenário semelhante pode ser encontrado em relação ao número de mortes em decorrência da Covid-19. Até aquela data, 454 moradores do Estado morreram após contraírem a doença, um número três vezes e meia menor que o detectado nesta segunda-feira. Documento publicado pela SES-MG nesta manhã aponta ainda que 971 diagnósticos foram confirmados apenas nas últimas 24 horas. Trinta e nove mortes entraram para a lista de óbitos da pasta desde a véspera.

Ainda segundo o relatório, a pandemia se alastrou por 757 cidades de Minas Gerais, cerca de 88,7% dos municípios mineiros. Significa que não há casos apenas em 96 dos aqui existentes. Tal como a quantidade de infectados, os óbitos não estão restritos em apenas algumas localidades e, de acordo com a estatística da Saúde, 305 municípios mineiros já registraram óbitos. A taxa de letalidade da doença em Minas Gerais está próxima de 2,1%, sendo que a Covid-19 acomete de forma fatal principalmente aqueles pacientes que já sofriam de comorbidades anteriores como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Quanto a faixa etária, os mais afetados são aqueles com idades acima de 60 anos – representam 76% dos óbitos.

Outro dado contido no documento refere-se às hospitalizações no Estado. De acordo com a SES-MG, mais de 10% dos infectados com diagnóstico confirmado, um total de 8.849, precisaram de internação hospitalar nas redes pública e privada – o crescimento na taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria despertou uma preocupação no Estado que, nesta segunda-feira, inaugura leitos básicos no Hospital de Campanha do Expominas, em Belo Horizonte. Além disso, dados da pasta apontam um aumento de 958% nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se comparadas as semanas epidemiológicas de 2019 com as deste ano.

Maior concentração de casos                                                                                               

Belo Horizonte é a cidade de Minas Gerais com a maior quantidade de moradores infectados com a Covid-19. São 10.348 existentes até o momento segundo relatório do Estado, sendo que 270 moradores da capital mineira morreram após contraírem a doença – 21 das 39 mortes que entraram para a estatística da Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira aconteceram apenas em Belo Horizonte. O município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, aparece logo em seguida na lista de municípios com maior concentração de casos de coronavírus com 9.210 – e 141 mortes. Os números também são elevados em Ipatinga, no Vale do Aço, que tem mais de 3.600 casos e Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde há cerca de 2.500 diagnósticos positivos.

Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos