A Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai iniciar na próxima semana a terceira fase de testes de uma das vacinas candidatas contra a Covid-19. O experimento será feito com voluntários com idade acima de 18 anos de qualquer área de atuação. As inscrições são realizadas pela internet (clique aqui).
A vacina que será testada é da empresa Johnson & Johnson, conhecida como Ad26.COV2.S. Essa é a primeira avaliação que a Instituição participa como centro colaborador da rede internacional CoVPN, que testará vacinas e anticorpos monoclonais produzidos por diversos laboratórios para combater o vírus SARS-CoV-2.
O objetivo dessa rede é testar diferentes produtos com o máximo rigor científico possível para obter resultados consistentes. Centros vinculados à CoVPN e J&J recrutarão de 30 a 60 mil participantes na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México, no Peru, na África do Sul e nos Estados Unidos. A Faculdade de Medicina será responsável por testar a candidata à vacina em até dois mil participantes.
Fase 3
Nas etapas anteriores da vacina da Johnson & Johnson foram realizados testes que avaliaram a segurança e imunogenicidade (capacidade de gerar respostas) em voluntários sadios – esta última etapa antecede o registro nas agências reguladoras para uso pela população geral.
Com BHAZ